Lugares da Bíblia - Moabe - a terra de Rute, bisavó de Davi

Lugares da Bíblia - Moabe - a terra de Rute, bisavó de Davi

Atualizado: Terça-feira, 11 Outubro de 2011 as 10:27

A Moabe dos tempos bíblicos era uma faixa de terra com montanhas e vastas planícies, de solo bem fértil, na região da atual Jordânia, na parte oriental da margem do Mar Morto. Era o antigo reino dos moabitas, sempre em guerra com os israelitas, que ficavam a oeste. É a terra onde viveu Rute, bisavó do rei Davi, após ela ter saído de Belém com sua sogra, Noemi.

Judá viveu uma longa época de fome por causa da estiagem, mas Moabe, por estar numa região mais alta e isolada, recebia muitas chuvas, mantendo a atividade agrícola, com seus vastos trigais.

Onde hoje fica a cidade jordaniana de Kerak ficava a antiga capital moabita, Kir, sobre uma imponente colina, de onde os habitantes tinham uma vista privilegiada (e estrategicamente eficiente no concernente à defesa) para todos os lados. Mais tarde, no ano de 1140, os cruzados ergueram na área sua maior fortaleza no Oriente Médio, cujas ruínas estão até hoje disponíveis a turistas e estudiosos.

Voltando na linha do tempo para termos uma ideia mais precisa (ou menos imprecisa, dada a antiguidade) quanto à origem de Moabe, podemos partir da destruição de Sodoma e Gomorra (em uma área hoje coberta pelo Mar Morto). Fugindo de Sodoma, Ló sobreviveu e, da família, somente suas duas filhas (sua esposa se transformou numa estátua de sal ao olhar para trás). Por um tempo, refugiaram-se em uma caverna da região próxima. Conforme o livro de Gênesis (19:30-38), as filhas decidiram coabitar com o pai, depois de embriagá-lo, para que a família não acabasse, já que eles eram os únicos sobreviventes, e Ló já era avançado em idade. As duas engravidaram, e a mais velha deu à luz Moabe, de cuja descendência se originaram os moabitas. Da mais nova, nasceu Bem-Ami, cuja descendência deu origem aos amonitas.

A ascendência do Messias

Os moabitas foram numerosos e poderosos, frequentemente aparecendo na Bíblia, como nos livros de Números, Juízes, Samuel e Jeremias. Moabe, o lugar, era a terra onde morava Rute e seus descendentes, e onde se deu a bonita passagem em que ela resgatava os restos da colheita de trigo para levar para sua família após ter perdido o marido. Boaz, o proprietário do trigal, deixou de boa vontade que a moça colhesse os feixes necessários. Encantado pela beleza e nobreza da mulher, Boaz tomou-lhe como esposa. Rute deu à luz Obede, que veio a ser o avô de Davi, mais tarde ungido rei de Israel, de cuja descendência nasceria um dia o Messias, Jesus Cristo.

Após muitas guerras e conflitos, Moabe foi sucessivamente dominada por vários povos, até os moabitas, aos poucos, desaparecerem.

Hoje, próxima à moderna Kerak, fica a antiga fortaleza cruzada (foto), ainda disponível para visitação, cujos cômodos do subsolo são os mais preservados, inclusive com utensílios da época. Em tempos de guerra, toda a população da cidade subia para se proteger na grande fortificação. Atualmente, a fortaleza fica a 140 quilômetros da capital jordaniana, Amã, por meio da King’s Highway, uma moderna rodovia.

veja também