Lugares da Bíblia - Tumba de Davi

Lugares da Bíblia - Tumba de Davi

Atualizado: Terça-feira, 11 Outubro de 2011 as 10:15

O túmulo de um dos personagens mais importantes da Bíblia, Davi, fica em Jerusalém, no Monte Sião, sob o edifício do Cenáculo, onde aconteceu a última ceia com Jesus e os apóstolos. Muito se questiona a presença da tumba do famoso rei no local, pois a Bíblia alega que ele foi sepultado na cidade de Davi, o que pode sugerir que tenha sido em outra localidade incerta. Alguns estudiosos defendem que é na Cidadela de Davi, próxima do Cenáculo, já que lá também foram sepultados outros reis.

A Jerusalém de hoje e de ontem Na verdade, o local abaixo do Cenáculo foi instituído como um símbolo para o repouso dos restos mortais do monarca, pois não se sabe ao certo o real paradeiro dos mesmos. A despeito disso, a tumba recebe peregrinos de vários cantos do mundo, principalmente na época do Shavuot (equivalente no nosso calendário ao Pentecostes), que simboliza o aniversário da morte de Davi.

A edificação  é bizantina, datada do período medieval. Em 1173, a cripta foi encontrada durante reparos do prédio, a partir daí sendo classificada como o túmulo de Davi. Foi colocado no lugar, então, um sarcófago de pedra, que receberia os restos mortais daquele que foi pastor de ovelhas, guerreiro, músico, salmista e rei.

Desde 1949, uma manta azul marinho de tecido cobre o esquife, com textos em hebraico relativos à Torá e imagens como artefatos palacianos (como a coroa) e instrumentos musicais. Para protegê-la, há uma sobrecapa plástica transparente.

A despeito de ser ou não sob o Cenáculo (foto ao lado) o local do sepultamento de um dos mais importantes governantes da história mundial, o que vale é que é um local voltado para homenagear alguém que, antes de ser um célebre rei, foi um homem simples, um franzino pastor de ovelhas que, embora tenha se tornado forte em vários sentidos, virou exemplo, acima de tudo, de fé. E também de que, mesmo entre acertos e erros de conduta, pôde testemunhar e deixar para a posteridade o quanto é poderosa a misericórdia de Deus.

veja também