Luis Fernando Veríssimo homenageia aluna do Colégio Adventista de Porto Alegre

Luis Fernando Veríssimo homenageia aluna do Colégio Adventista de Porto Alegre

Atualizado: Quinta-feira, 16 Dezembro de 2010 as 11:27

“Eu não tinha nenhuma intenção de ser escritor”, afirmou o escritor Veríssimo, um dos mais conhecidos em língua portuguesa, aos alunos do Colégio Adventista de Porto Alegre (Capa) em 30 de novembro. Na primeira fileira do auditório, quem o assistia era Thainá, estudante que acabava de ser reconhecida pela comunidade acadêmica do Rio Grande do Sul como uma revelação da reflexão crítica. A diferença entre o famoso escritor e a estudante são os anos de dedicação e as muitas obras publicadas do cronista, mas talvez no início a intenção tenha sido a mesma para os dois.

E se essa receita de sucesso for mesmo garantida, é melhor Thayná prestar atenção aos fatos. Ela é autora do texto ‘O Diário de uma Luta’, baseado na experiência da jovem militante Olga Benário Prestes, e com ele concorreu ao 6º prêmio ‘Construindo a Igualdade de Gênero’ promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Secretaria de Política para as Mulheres, Ministério da Educação (MEC) e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas. Quem plantou a idéia na turma toda foi a professora de língua portuguesa, Denise Reis. Ela orientou os alunos durante o processo e, mais tarde, teve a alegria de anunciar que Thayná Morais classificou-se como a primeira em todo o Rio Grande do Sul.

Em 30 de novembro, uma cerimônia foi preparada para celebrar a vitória da aluna e o livro produzido pelos alunos das quartas séries que participam do projeto ‘Pequeno Escritor’. A obra é prefaciada pelo convidado de honra, Luis Fernando Veríssimo. Na ocasião da visita, Veríssimo falou aos alunos sobre sua vida, seu pai - o famoso escritor Érico Veríssimo - sua infância, importância da leitura para o exercício da cidadania e como fonte de inspiração para seus escritos.

Thayná recebeu homenagens de Veríssimo, da professora Denise, o diretor do colégio, Robledo Moraes, e o diretor da rede educacional adventista para o sul do Estado, Anderson Voos.

Sobre o escritor - O escritor e jornalista Luís Fernando Veríssimo é brasileiro, gaúcho, e famoso por suas crônicas e textos de humor publicados diariamente em diversos jornais brasileiros. A idéia de convidá-lo para um bate-papo no auditório do Capa foi da aluna da sexta série, Maria Bento, que leu uma de suas obras a pedido da professora Ariane. A simpatia do escritor ficou nítida diante do em autografar os livros dos alunos e receber com carinho a homenagem do saxofonista Rafael Streithorst.

Veríssimo e sua esposa Lúcia foram presenteados com a Bíblia do Pai, a Bíblia da Mãe Adventista e com os livros Vida de Jesus e Tempo de Esperança. Saiba mais sobre o prêmio ‘Construindo a Igualdade de Gênero’(http://www.cnpq.br/premios/2010/ig/ ).

veja também