Mais de 100 participantes em Encontro de Psicólogos Adventistas

Mais de 100 participantes em Encontro de Psicólogos Adventistas

Atualizado: Quarta-feira, 15 Setembro de 2010 as 9:44

De 10 a 12 de Setembro, no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro, foi realizada a primeira edição do Encontro Nacional de Psicólogos Adventistas, que teve como tema: “Identidade, Perspectivas e Responsabilidades.” Estiveram presentes 130 participantes entre psicólogos e estudantes de psicologia de vários estados brasileiros e inclusive uma estudante de psicologia de Boston (EUA). Estiveram, também, representadas as duas faculdades adventistas – UNASP  e IAENE - que possuem curso de Psicologia.  

A tônica do programa foi discutir o papel do psicólogo adventista em suas diversas práticas profissionais e sua inserção no contexto adventista. Na sexta-feira pela manhã, na abertura oficial pelo coordenador do evento, o psicólogo Virgilio Gomes do Nascimento, foi destacada a importância da quebra de estereótipos sobre a figura do psicólogo em sua conferência: “Psicólogo, adventista e normal”. A seguir aconteceram  dois mini cursos, um voltado para o desenvolvimento de modalidades lúdicas e expressivas no setting terapêutico – “Arteterapia como instrumento de transformação”, ministrado pela profa Eliana Moraes; o outro curso teve à frente a Profa Claudia Bruscagin que discorreu sobre “Psicoterapia de Casal e Familia”. Além disso ocorreram apresentações e discussões sobre curtas-metragens sob a temática da terceira idade.

O programa ocorreu durante todo o dia na sexta feira e no sábado, privilegiando as participações em mesas redondas, mostras profissionais e conferências. As diversas áreas da psicologia foram contempladas: psicologia educacional, psicologia hospitalar, psicologia clínica, psicologia organizacional, psicologia como profissão, e psicologia e religião. Esta última através de mesa redonda composta pelo Pr. Dr. João Antônio (capelão do HAS), Dr. Cesar Vasconcellos e Dr. Belisário Marques, mediados pelo psicólogo Virgilio Gomes nos debates que se seguiram.

Além desses, entre os convidados especiais presentes tivemos:  Pastor e psicólogo Graciliano Martins, Tercia Barbalho – Coordenadora do curso de psicologia do UNASP; Wilma Ribeiro – Coordenadora do curso de psicologia do IAENE, Dra Claudia Bruscagin (PUC SP), Sheyla Aguiar – Psicoterapeuta familiar de Brasília, Cristina Werner – presidente a ATF-RJ e Luciana Nunes – Psicóloga Hospitalar do Psicoinfo  RJ.

Ao final do evento, através de assembléia geral, foram criadas as associações de psicólogos adventistas que divulgarão, agregarão e coordenarão as propostas dos profissionais em cada União. Também foi formado o Diretório Nacional que coordenará os trabalhos em nível de Brasil. Como Diretor Nacional foi eleito, por período anual, o psicólogo Virgilio Gomes do Nascimento, associados Márcia Maria Reis e Tatiana Almeida. Além deles comporão o Diretório Nacional, três representantes de cada Associação de Psicólogos Adventistas das Uniões e as coordenações das Faculdades Adventistas de Psicologia.

Foram assim eleitos como presidentes das Associações de Psicólogos Regionais (APA): APAUSB – Rosane Pedrini , APAUCB – Claudia Bruscagin, APAUEB – Eliana Moraes, APAUNB – Thayse Boti, APAUNeB – Joene Vieira, APAUCOB – Sheyla Aguiar, APAUNoB – Carla Loura. No domingo, último dia do evento, os participantes puderam desfrutar de um lindo Tour pelos principais pontos turísticos do RJ e um lindo passeio de Saveiro pela Baia de Guanabara.

O evento contou com o apoio de várias empresas e entidades, destacando-se a Rede Adventista Silvestre de Saúde que acolheu o encontro. “Eventos como este merecem o nosso apoio como instituição e muito contribuem para o crescimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia no campo da Psicologia” conclui Leonardo Pombo – Diretor Administrativo da Rede Adventista Silvestre de Saúde.   

veja também