Mais de 4 mil celebram os 500 anos da Reforma Protestante na cidade natal de Lutero

As celebrações pelos 500 anos da Reforma - que vão até outubro - tiveram sua abertura com um culto em praça pública, contando com a participação de mais de 4 mil pessoas.

Fonte: Guiame, com informações do Christian TodayAtualizado: terça-feira, 23 de maio de 2017 15:03
Mais de 4 mil pessoas participaram de um culto em praça pública, na cidade Wittenberg, Alemanha. (Foto: Reuters)
Mais de 4 mil pessoas participaram de um culto em praça pública, na cidade Wittenberg, Alemanha. (Foto: Reuters)

As comemorações oficiais dos 500 anos da Reforma Protestante tiveram no início no último domingo, na antiga cidade natal de Martinho Lutero, Wittenberg, na Saxônia-Anhalt, Alemanha.

Cerca de 4.000 pessoas participaram de um culto na praça da cidade, que apresenta estátuas de Lutero e seu companheiro reformador, Philipp Melanchthon, que também viveu e trabalhou na cidade.

O culto incluiu uma participação do presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, que disse que a Reforma influenciou toda a história, cultura e estilo de vida da Alemanha durante séculos e ainda o faz hoje. Ele disse que uma de suas lições é que os seres humanos poderiam "vencer a intolerância e a violência, que é cometida em nome da religião".

O presidente da Igreja Luterana Evangélica na Alemanha (EKD), Heinrich Bedford-Strohm, disse que queria que as pessoas fossem inspiradas pela mensagem da Reforma e que era seu sonho e sua esperança de que os céticos encontrassem a fé depois da série de eventos, chamada "Verão da Reforma".

Também foi lançada neste final de semana, na estação ferroviária da cidade, a exposição itinerante sobre a vida de Lutero, que vai começar uma turnê por toda a Europa - incluindo o Reino Unido - durante os próximos meses. Na ocasião, um culto de oração contou com a participação de cerca de 250 pessoas, sendo ministrado pela bispa Ilse Junkermann, na sua inauguração.

Como a cidade é fortemente associada à história de Martinho Lutero, onde o reformador formulou sua teologia revolucionária da graça e pregou suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo, Wittenberg está no coração das celebrações do aniversário da Reforma Portestante e está se preparando para uma incursão turística importante durante os próximos poucos meses (até outubro). A Igreja Luterana Evangélica da Alemanha preparou uma grande exposição em torno da pequena cidade com sete zonas com 80 expositores sobre temas como a Igreja, a sociedade e a política. O objetivo é mostrar como o legado de Lutero está impactando o mundo e a Igreja ainda hoje.

As festividades também contarão com eventos neste próximo fim de semana como parte do 'Kirchentag', o evento bi-anual organizado pela EKD que atrai dezenas de milhares de participantes de todas as denominações e em todo o mundo. Este ano, Berlim vai sediar a maioria dos eventos, tendo Wittenberg como um local adicional.

Assim como as duas grandes igrejas associadas a Lutero - a Igreja do Castelo e a Stadtkirche, onde ele pregou - a cidade também abriga a maior exposição permanente de Lutero, na antiga casa do reformador. A "Luther House" também apresenta uma nova exposição que reúne objetos e insights especialmente para o 500º aniversário da Reforma, "95 tesouros - 95 pessoas". As casas de Philipp Melanchthon e Lucas Cranach, o artista responsável pelas imagens icônicas de Lutero, também podem ser visitadas.

Siga-nos

Mais do Guiame