Mais de 500 acompanham primeira noite de Simpósio Bíblico-Teológico

Mais de 500 acompanham primeira noite de Simpósio Bíblico-Teológico

Atualizado: Segunda-feira, 23 Maio de 2011 as 10:42

A abertura da nona edição do Simpósio Bíblico-Teológico, nesta sexta-feira à noite, dia 20, em Foz do Iguaçu/PR, foi marcada pela preocupação em se esclarecer teologicamente a atuação do Espírito Santo conforme os registros no Antigo Testamento.

Na abertura, o pastor Alberto Timm, reitor do Seminário Latino-Americano Adventista de Teologia (SALT) e coordenador geral, explicou que pela primeira vez o Simpósio envolveu todos os administradores de regiões administrativas maiores (uniões) e instituições sul-americanas, além de todos os professores de teologia de oito países. A próxima edição já está marcada para o Chile. O pastor Erton Köhler, líder sul-americano, disse que o Simpósio vai além das discussões técnicas e teóricas e mostrará a importância da presença do Espírito Santo na vida humana. Mais de 300 pessoas participaram no auditório e quase outros 300 assistiram ao vivo pela web a transmissão.

Três palestrantes falaram na primeira noite. O teólogo checo Jiri Moskala, professor no Seminário Teológico da Universidade de Andrews, nos Estados Unidos, apresentou um panorama sobre as evidências de atuação do Espírito Santo em vários momentos descritos no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada mesmo quando não havia uma menção direta do seu nome.

Muitas vezes, o Espírito Santo é apresentado pelos escritores neotestamentários como o Espírito de Deus ou o Espírito do Senhor. De acordo com as estatísticas de Moskala, o termo referente ao Espírito Santo aparece 389 vezes na primeira metade da Bíblia como na expressão em hebraico ruah.

Também falaram na primeira noite os professores e teólogos Richard Davison (a respeito do Espírito Santo no Pentateuco, ou seja, os livros cuja autoria é atribuída a Moisés) e Segundo Teofilo Correa, a respeito do Espírito Santo nos livros históricos.

Davison destacou, através dos livros que formam o Pentateuco, ao menos sete características que mostram ações realizadas pelo Espírito Santo na vida das pessoas. Segundo sua apresentação, o Espírito Santo é participante da criação, do convencimento, habitação e transformação, preenche a vida, dá inspiração profética, ilumina e promove a consagração e é ativo no ensino. “Assim com a terra estava sem forma e vazia e o Espírito estava lá, o mesmo Espírito pode estar no vazio das pessoas”, afirmou.

veja também