Maratona gastronômica no São Paulo Restaurant Week

Maratona gastronômica no São Paulo Restaurant Week

Atualizado: Sexta-feira, 8 Agosto de 2008 as 12

Os Paulistanos devem se preparar para uma grande maratona gastronômica. Entre 18 e 31 de agosto a terceira edição do São Paulo Restaurant Week, a versão nacional de um dos mais importantes acontecimentos do mundo da gastronomia, que volta a esta cidade que afinal é uma das capitais gastronômicas do mundo. O objetivo do evento é movimentar os restaurantes no período de baixa temporada na cidade, conquistar novos clientes e criar um movimento turístico em torno da sua famosa gastronomia.

Mais de 50 restaurantes da cidade aceitaram o desafio de preparar cardápios diferenciados com entrada, prato e sobremesa a um preço fixo, igual em todas as casas participantes do evento: almoço por R$ 25,00 + 1 e jantar por R$39,00 + 1 (couvert não incluído), valores com os quais não seria possível apreciar as iguarias das casas que participam.

Muito importante ainda é o aspecto de responsabilidade social associado ao evento. Em todos os outros países onde acontece o Restaurant Week alguma entidade assistencial é beneficiada. No Brasil a escolhida foi a Fundação Ação Criança por possuir uma reputação incontestável e por seu trabalho da Fundação estar ligado a alimentar aos menos favorecidos. A doação dos comensais é espontânea e opcional. A sugestão é que cada cliente acrescente 1 real na sua conta e o próprio restaurante deve fazer o depósito na conta da Ação Criança. Doações superiores ao valor estabelecido são aceitas alegremente e tem acontecido com freqüência nas outras edições do evento.

Fazem parte do comitê organizador do SPRW chefs e empresários como Alessandro Segato, Hugo Delgado (Obá), Andréa Kaufmann (AK Delicatessen), Edson Di Fonzo (La Marie); Mukesh Rebolo (Govinda); Adriana Leal (Capim Santo); Bernard Roca (Thai Gardens), um dos mais importantes críticos gastronômicos da cidade, Josimar Melo além do Sr. Vitor James Urner, da Fundação Criança e Émerson Silveira, presidente do SPRW.

Entre as casas participantes, cozinhas de vários estilos e etnias diferentes para compor um evento eclético. Casas e chefs de destaque do evento se uniram a essa iniciativa. Para quem quer participar das promoções, pois escolher aonde ir nessa maratona gourmet não é tarefa fácil, é preciso checar o site do evento e verificar os cardápios e os horários, pois alguns restaurantes oferecem menus diferentes de almoço e jantar ou só tem a promoção em uma das refeições. Na maioria das casas, os pratos são elaborados e desenvolvidos exclusivamente para o evento.

Alguns Exemplos de Pratos

Para dar água na boca dos possíveis participantes, seguem alguns exemplos de pratos oferecidos. O Le Petit Trou é um dos que criou menus diferentes para almoço ou jantar. No almoço destaca-se o Fricassée de Peixe com Creme de Espinafre e Purê de Abóbora Japonesa e no jantar o filé de Garoupa ao Ragu de Legumes e Molho Bisque ou Coq au Cidre. Já o Rosamarino, localizado em Pinheiros, preparou uma deliciosa sugestão de Ravioli com massa de funghi seco, recheio de pato e molho de funghi. De origem Japonesa, o Shimo Lounge sugere como prato principal o Combinado Shimo Week (3 sashimi de salmão, 3 sashimi de atum e 3 sashimi de peixe branco; 3 takô; 1 niguiri zushi de cada de atum, salmão e peixe branco; 1 hotroll; 1 hossomaki; 1 uramaki e 1 djo de salmão). Do destacado chef Alessandro Segato, tanto a La Risoteria quanto o Passaparola participam. Entre os pratos da La Risoteria podemos destacar o Tortelloni de ricota de búfala, azeitonas silvestres e tomates secos.

Muitos restaurantes oferecem mais de uma opção de pratos, dois ou três ou até mais como o Chakras que oferece (5 opções de entrada, 4 de pratos principais e três sobremesas). Alguns oferecem opções de pratos vegetarianos como o Thai Gardens e AK Delicatessem cuja chef Andréa Kaufmann caprichou na criação do prato, Picadinho de Goulash (Picadinho de vitela e páprica com sptzel da vovó, ovo pochê e chips de banana). O pequeno e charmoso La Marie usa o avocado Guaracy, um dos apoiadores do evento na sua entrada: Avocado Mykonos com Frutos do Mar. O exótico Thai Gardens oferece na entrada seus tradicionais TONG MUAN, rolinhos primavera ao estilo Thai Gardens com abóbora ou MUAN DEE Croquete de carangueijo, carne de porco servidos com molho agridoce. A chef uruguaia Clo Dimet do La Table O & CO ?oferece um cardápio de inspiração mediterrânea, harmonizado com dezesseis rótulos de óleos extravirgens Oliviers & Co. Como prato principal uma das sugestões é o Tajine de Cordeiro com Arroz Basmati.

Mas não pense que acabou por aí. Deixe espaço para sobremesas originais e bastante criativas. A Casa Europa inventou um Cheesecake Evoluído, mas não revela o que é. O restaurante Tarsila, do Hotel Intercontinental, sugere uma opção muito brasileira Éclair de Bacuri e groselha. O Verbena, localizado no Hotel Transamérica, criou um diferente Petit gâteau de laranja, néctar de curaçau e mel de framboesa acompanhado de sorbet de limão. A Mercearia Do Conde oferece uma Marquise com Crocante de Banana, Mousse de Coco e Calda de Gengibre e o Tailandês Nam Thai sugere a Pannacota de coco com calda de lichia.

Vale observar que o couvert não está incluído no valor da promoção, assim como bebidas e serviço dos garçons. E a contribuição para o ação criança deve ser indicada na conta, sendo de no mínimo 1 real por pessoa.

Restaurantes Participantes:

AK Delicatessen - Higienópolis

Amaranto - Bela Vista

Badaró - Morumbi

Bananeira - Morumbi

Bar Brahma - Centro

Bistro Faria Lima - Vila Nova Conceição

Braverie - Pinheiros

Bucatini - Paraíso

Blú Bistrô - Perdizes

Café Journal - Moema

Canvas - Brooklin Paulista

Capim Santo - Cerqueira César

Casa Europa - Jardim América

Chakras - Cerqueira César

Condessa Café - Moema

Cordel Restaurante e Bar - Vila Madalena

Diaccuí - Indianópolis

El Patio - Indianópolis

Eñe - Jardim Paulista

Espaço Gattoria - Itaim Bibi

Espaço Tambiú - Perdizes

Forbidden City - Morumbi

Ganesh - Jardim das Acácias

Gardênia Resto - Pinheiros

Govinda - Brooklin

Grazie a Dio! - Vila Madalena

House of Siam - Brooklin

La Buca Romana - Bela Vista

La Marie - Pinheiros

La Risotteria Alessandro Segato - Jardins

La Table O & CO - Jardins

Lê Petit Trou - Pinheiros

Lola Bistrot - Vila Madalena

Mercearia do Conde - Pinheiros

Nakasa - Jardins

Nakombi - Vila Olímpia

Nam Thai - Jardim Europa

O Gato que Ri - República

Oliva Restaurante - Brooklin

Obá Restaurante - Jardins

Passaparola - Vila Nova Conceição

Quattrino - Hotel Tryp - Itaim Bibi

Rosmarino - Pinheiros

Sea House - Jardins

Senhora Massa - Vila Buarque

Shimo - Jardim Europa

Tarsila - Cerqueira César

Tête à Tête - Higienópolis

Thai Gardens - Jardim Paulista

Verbena - Vila Almeida

Como surgiu o Evento

Inspirado no Restaurant Week de Nova York, que surgiu há 16 anos, o evento de São Paulo se junta a cidades como Washington, Boston, Londres, Amsterdã e em outras 100 grandes cidades do planeta nessa Maratona Gourmet.

O Restaurant Week surgiu para ser parceiro do Fashion Week e aumentar movimento dos restaurantes na ?Slow Season?, baixa temporada na época de férias. Hoje o evento acontece independente da semana da moda e a idéia se espalhou para diversas capitais em todo o mundo.

Quem trouxe o Restaurant Week para o Brasil foi o empresário Emerson Silveira, inspirado em sua paixão pela gastronomia e por Nova York, onde viveu 12 anos. Emerson acreditou que o projeto poderia unir duas forças importantes no país e ainda pouco exploradas, a gastronomia e o turismo. "Eu sabia que aqui também daria certo, afinal, em termos de gastronomia, nossa cidade está no mesmo patamar de Paris, Roma e Nova Iorque", comenta.

O projeto do Restaurant Week Brasil iniciou pela cidade de São Paulo no segundo semestre de 2007, com a participação de 45 restaurantes, arrecadando uma quantia ainda discreta, mas importante para a Fundação Ação Criança, de R$ 6.000,00. Neste primeiro evento foi observado um movimento 30% maior do que no mesmo período do ano anterior. Já a segunda edição que aconteceu em de São Paulo, em fevereiro de 2008, integrou 49 dos melhores restaurantes da cidade com repercussão bem maior, arrecadando R$ 21.900,00 em doações.

O resultado final das duas edições do SPRW foi muito satisfatório, tanto para o público quanto para os restaurantes. Em Fevereiro, o site do Restaurant Week recebeu 1 milhão e meio de visitas, nos 15 dias do evento, de pessoas consultando a lista de casas participantes e seus cardápios. Segundo um dos membros do conselho, Bernard Roca (Thai Gardens), a quantidade de gente ligando para perguntar o cardápio do SPRW era impressionante. Ainda encontra-se na internet depoimento de clientes encantados com a oportunidade de visitar casas de ponta e comer muito bem a preços convidativos. Adriana Leal, do Capim Santo, disse que chegou a espalhar folhetos dos outros restaurantes participantes na fila de espera de seu restaurante.

Para essa terceira edição a organização do São Paulo Restaurant Week espera atingir 150 mil couverts e mais de 50 restaurantes aderindo à proposta. Pelo site, o participante pode acompanhar os restaurantes inscritos, seus cardápios, e já montar o seu calendário de visitação.

Segundo Emerson, esse crescimento do SPRW foi sustentado por casas que atendem a quatro regras básicas do bom restaurante: ambiente agradável, qualidade da comida, atendimento personalizado e preço justo. Emerson afirma que estas características somadas consistem na melhor forma fidelizar novos clientes.

A expansão do evento para outros estados veio muito mais rápida do que Emerson Silveira planejava. Recife foi a segunda cidade brasileira a abrir suas portas para a alta gastronomia a preços baixos, no período entre 21 a 31 de Julho, com muito sucesso e já agendado para o ano que vem. Em breve outras cidades do circuito gastronômico brasileiro deve receber o evento. Nos planos: Salvador; Curitiba; Rio de Janeiro; Fortaleza; Belo Horizonte; Brasília e Sauípe.

O Evento tem o Apoio do Miolo Wine Group, com condições comerciais especiais que estimulam os restaurantes a comercializar alguns de seus vinhos, patrocínio da Master Card e parceria com a Empresa Jaguacy Avocado.

veja também