Martinho Lutero terá jardim na Alemanha

Martinho Lutero terá jardim na Alemanha

Atualizado: Terça-feira, 7 Dezembro de 2010 as 11:37

A Federação Luterana Mundial (FLM) apresentou em julho deste ano o projeto de construção do Jardim de Lutero, que será finalizado em 2017, por ocasião da comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante. O projeto arquitetônico, marcado por referências a números da Bíblia e da Reforma, será um parque para caminhadas, passeios e lazer.

Serão plantadas quinhentas árvores. No centro, o monumento Rosa de Lutero terá 40 metros de diâmetro e uma cruz como ponto de referência. Árvores provenientes de todos os continentes formarão um jardim oval, com uma elipse de 70 metros de largura e uma distância de 95 metros (as 95 teses de Lutero) de seu foco.

O Jardim de Lutero está sendo construído onde no passado estavam as fortificações da cidade alemã de Wittenberg, local em que o monge fixou suas 95 teses no dia 31 de outubro de 1517. “As raízes das quinhentas árvores irão se firmar, seus galhos estender-se-ão mundo afora, como aconteceu com os ensinamentos de Lutero”, empolga-se o pastor luterano Heitor J. Meurer.

Para conhecer o projeto na íntegra, acesse www.luthergarten.de .  

veja também