Max Lucado

Max Lucado

Atualizado: Terça-feira, 3 Agosto de 2010 as 1:18

Casado há 27 anos com Denalyn Lucado, pai de Jenna, Andrea e Sara, Max Lucado tem o coração de um pastor e a verve de um poeta. É um pregador da Palavra de Deus que escreve, e um escritor que prega a Palavra de Deus; e é muito bom nas duas coisas. Essa combinação singular de dons fez com que a revista Christianity Today o apontasse como o pastor da América, mas ele prefere ser chamado apenas Max, deixando de lado os títulos.

Esse pastor texano, nascido a 11 de janeiro de 1955 em San Angelo, Texas, começou a escrever em 1985, abrindo o coração e contando histórias a leitores de todo o mundo. Estes, por sua vez, reagiram adquirindo mais de cinquenta milhões de cópias dos mais de sessenta títulos que ele publicou nas últimas duas décadas. Todo ano, os livros de Max Lucado estão entre os mais elogiados em resenhas e os que mais frequentam as listas de best-sellers das revistas especializadas.

Lucado é o primeiro e único escritor a conquistar o título de Livro Cristão do Ano da Evangelical Christian Publishers Association (ECPA, a associação das editoras evangélicas norte-americanas) por três vezes (em 1995, por Quando Deus Susurra Seu Nome; em 1997, por Nas Garras da Graça; e em 1999, por Simplesmente Como Jesus).

Seu nome se tornou presença constante nas listas de sucessos de venda dos Estados Unidos. Nos últimos doze anos, há sempre um título de sua autoria na relação de livros em capa dura mais vendidos da Christian Booksellers Association (CBA, a associação de livreiros cristãos dos Estados Unidos). Suas obras também aparecem com regularidade nas listas de best-sellers da Publishers Weekly, na categoria Religião. Por várias vezes, Lucado figurou no ranking de mais vendidos dos jornais USA Today e The New York Times.

Max Lucado é um dos casos raros de autor que transita com facilidade entre públicos das mais diversas idades, etnias e credos. Ele já escreveu livros de sucesso tanto para crianças quanto para adultos; de historinhas ilustradas até comentários bíblicos. Embora seja mais reconhecido pelos títulos que publica na área de não-ficção para o público adulto, Lucado recebeu tantas vezes o título de autor favorito da revista Campus Life, dirigida a estudantes, que a categoria foi eliminada por muitos anos da lista de votação dos leitores adolescentes.

O dom que Max Lucado possui de transformar uma frase acabou se tornando o fator determinante de um dos maiores sucessos da linha de cartões de sociabilidade da fabricante Hallmark, com mais de seis milhões de unidades vendidas. Seus escritos e as histórias que conta já foram adaptados a praticamente todos os formatos imagináveis, incluindo DVDs, CD-ROMs, CDs de música, produtos alternativos, artigos para presente, calendários, bíblias de estudo e até bonecos de pelúcia. E seus livros já foram traduzidos para mais de vinte e oito idiomas em todo o mundo.

Todos esses livros e produtos têm uma origem em comum: o púlpito da Oak Hills Church, localizada em San Antonio, no estado do Texas. Todos os títulos de autoria de Max Lucado dirigidos a adultos nasceram de sermões que ele preparou para a congregação da Oak Hills Church. Talvez seja essa uma das razões de ele ter sido chamado pela revista Readers Digest como o Melhor pregador dos Estados Unidos em 2005.

Max e a esposa Denalyn trabalharam como missionários no Brasil antes de chegar a San Antonio, onde vivem desde 1998. As três filhas do casal nem se lembram de ter vivido em outro lugar. Tanto o coração quanto a verve desse pastor-escritor encontraram solo fértil sob o sol do Texas.

veja também