Ministério cristão ajuda famílias endividadas com hipoteca nos EUA

Ministério cristão ajuda famílias endividadas com hipoteca nos EUA

Atualizado: Quinta-feira, 9 Dezembro de 2010 as 11:06

A Habitat para a Humanidade (HFH), conhecida pela construção de casas para os necessitados, está trabalhando para oferecer moradia acessível mediante a compra de casas hipotecadas para vendê-las a baixo custo para famílias pobres.

Há aproximadamente um ano e meio, o ministério cristão tem trabalhado nos mercados locais nos Estados Unidos comprando casas hipotecadas nas cidades como Miami, Boston, Nova York, Charlote e Atlanta. HFH também está considerando a compra de casas em todo o estado de Michigan, onde há uma “grande oportunidade,” disse Mark Crozet, vice-presidente de desenvolvimento de recursos de Hábitat para a Humanidade Internacional.

Crozet assinalou que muitas vezes é mais barato proporcionar a uma família uma casa hipotecada que construir um lugar novo.

“Em muitos mercados novos, não necessitamos construir novas casas quando há casas existentes que só estão vazias ou estão e que podemos ajudar que elas voltem ao mercado e comecem a repovoar as comunidades,” disse Crozet ao The Christian Post na terça-feira.

O funcionário da HFH destacou que a “vitória real” na situação da compra de casas hipotecadas é trabalhar com os bancos que dão ao ministério uma taxa de desconto ou um taxa que não está disponível no mercado aberto. Em particular, disse que a Hábitat está tendo uma “quantidade significativa de êxitos” de trabalho com o Citibank, Wells Fargo e Bank of America, quem tem tido parcerias existentes com o ministério desde antes deste plano de trabalho.

Apesar das tarifas especiais, estes bancos também ajudam o Habitat a obter as propriedades nos mesmos quarteirões, de modo que bairros inteiros possam ser revitalizados.

Ajudando neste esforço está a Thrivent Financial for Lutherans, uma organização sem fins lucrativos que ajuda os membros a conseguirem uma segurança financeira enquanto retribui às suas comunidades. Thrivent tem comprometido $ 10,4 milhões no ano de 2011 para construir habitações de Hábitat. Crozet disse que Thrivent e outras companhias de ajuda tem proporcionado o capital necessário para comprar casas hipotecadas.

Durante seis anos, incluindo 2011, a Habitat para a Humanidade Internacional tem construído, reabilitado, reparado ou melhorado, mais de 350 mil casas em todo o mundo, proporcionando moradias acessíveis para mais de 1,75 milhões de pessoas.

veja também