Ministério cristão distribui 65 mil cadeiras de rodas

Ministério cristão distribui 65 mil cadeiras de rodas

Atualizado: Quinta-feira, 6 Janeiro de 2011 as 9:11

Um ministério de destaque dos EUA distribuiu recentemente 65 mil cadeiras de rodas para pessoas carentes. O Centro de Deficiência Internacional Joni and Friends (Joni e Amigos), fundado pelo tetraplégico Eareckson Joni Tada, visa proporcionar não só o dom da mobilidade, mas também apoio espiritual às famílias afetadas.

Seu programa - "Rodas para o Mundo" - ajuda as comunidades em todo o mundo a compreender o coração de Deus para as pessoas com deficiência, proporcionando alívio físico através da cadeira de rodas.

"No mundo em desenvolvimento, a deficiência é frequentemente uma sentença de morte. Pelo menos, se alguém não pode andar, eles estão confinados em casa, não podem ir à escola e não podem trabalhar. Uma cadeira de rodas custa mais do que o salário de um ano, então a pessoa com deficiência e sua família não têm esperança de uma vida melhor”, disse Tada.

Em algumas comunidades, as crianças com deficiência são abandonadas ou mesmo mortas por causa da dificuldade financeira para a família ou por causa da crença popular de que uma deficiência é uma maldição.

Para resolver o problema, voluntários do Joni e Amigos aconselham as famílias que recebem uma cadeira de rodas com a Palavra de Deus. Eles também educam a família sobre cuidados e manutenção de cadeira de rodas, oferecem instruções na tomada de futuras adaptações na cadeira, se necessário, e aconselham sobre medicina preventiva.

Voluntários

Presidiários são treinados para reformar cadeiras de rodas e ajudar as pessoas com deficiência. "Enquanto aqueles que estão encarcerados estão contentes em ter uma forma para reparar seus crimes ajudando os outros, também é uma educação para eles sobre o valor da sua alma e das vidas de outros. Muitos presos também são transformados, tanto quanto o destinatário final da cadeira de rodas", afirmou Tada.

O ministério também está trabalhando para treinar os membros da igreja para coordenar a entrega de cadeiras de rodas. "Essa é uma prioridade fundamental para o Joni e Amigos - equipar a Igreja para ministrar às pessoas afetadas por deficiência - é emocionante ver o que acontece através do nosso programa Rodas para o Mundo", disse Dan'l Markham, diretor da Joni e Amigos.

O programa Roda para o Mundo começou em 1994 com apenas algumas centenas de cadeiras de rodas entregues ao longo de um punhado de viagens. Hoje, o programa cresceu e já entregou dezenas de milhares de cadeiras. Para 2011, o ministério planeja 25 viagens para ajudar os deficientes.

veja também