Missões e "Minha Esperança Brasil" na pauta da 64ª Assembléia da AIBELEC

Missões e "Minha Esperança Brasil" na pauta da 64ª Assembléia da AIBELEC

Atualizado: Segunda-feira, 3 Novembro de 2008 as 12

Por Adriana Amorim

A 64ª Assembléia da AIBELEC - Associação das Igrejas Batista do Extremo Leste da Capital, em 2008 trouxe o tema "Missões", com foco no projeto "Minha Esperança Brasil", promovido pela Associação Evangelística Billy Graham (AEBG). O evento foi realizado nos dia 31 de outubro e 1º de novembro, na Igreja Batista Central de Itaquera, São Paulo.

A assembléia é realizada a cada dois anos e trata de temas administrativos, intercalados com louvores. No entanto, este ano, a AIBELEC assumiu uma nova postura. "Nós estamos querendo transformar a nossa associação num projeto missionário. Então, tudo o que vier de recursos iremos capitalizar para missões", afirmou Sueli Sales, assistente da diretoria executiva da AIBELEC.

O tema missões também foi escolhido devido à proximidade do projeto Minha Esperança Brasil, que será veiculado nos dias 6, 7 e 8 de novembro, pela Rede Bandeirantes de Televisão, em rede nacional, e pelo no Portal Guia-me , na internet. ”Toda Junta de Missões está trabalhando na campanha Minha Esperança Brasil, aliada à campanha de missões nacionais da igreja Batista, denominada ‘O Brasil tem sede de Deus - Quem terá compaixão?’", aponta Sueli.

Coragem para liderar

Na manhã de sábado, dia 1º de novembro, o pastor Fernando Brandão, líder da Junta de Missões Nacionais, falou sobre a importância de líderes corajosos e comprometidos com vidas.   "A igreja movimenta-se no Espírito Santo. Precisamos de líderes corajosos e determinados na Palavra, cheios do Espírito", disse. Ele explanou sobre algumas passagens bíblicas de "Atos" e comentou: "O maior problema de nossas igrejas é que nos faltam líderes e membros cheios do Espírito Santo de Deus".

Brandão citou alguns casos brasileiros em que a fé exige sacrifícios, como o "Círio de Nazaré", em Belém, no Pará, e a estátua do "Padre Cícero", em Juazeiro do Norte, no Ceará: "As pessoas têm sede de Deus [...] são crédulas, mas a fé está cega [...] Por que elas fazem isso? Porque ninguém foi ensiná-las que em qualquer hora e lugar temos livre acesso a Deus [...] Ninguém foi ensiná-las que o Senhor é o pastor e que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". O pastor falou um pouco do trabalho da Junta de Missões Nacionais para evangelização. Segundo ele, foram enviados, em 2008, mais de 1000 voluntários de 20 estados para o "Círio de Nazaré". Ele conta que nessa viagem um dos romeiros testemunhou: "Eu estava enganado esse tempo todo?".

A assembléia, que deveria ter apenas um propósito administrativo tomou outro rumo. "Não é uma assembléia para cumprir assuntos burocráticos, mas espirituais [...] Estamos sentindo que é assim que o Senhor quer trabalhar [...] Vamos, então, permitir que ele continue agindo dessa forma", apontou Eliaquim Dias da Silva, pastor presidente da igreja onde o evento aconteceu.

Para a assistente, "Minha Esperança" é "A campanha". "Ultimamente, nas igrejas têm sido pregado um evangelho de prosperidade e de cura. Está sendo deixado de lado o evangelho de salvação. Essa campanha é sem comentários. Vem ao encontro do que a igreja batista sempre trabalhou: a salvação, mostrar o amor de Jesus para as pessoas e que Ele quer levá-las para morar no céu", analisou. A associação tem divulgado o projeto nas igrejas da região. Na tarde de sábado, o grupo de louvor da Primeira Igreja Batista Central de Itaquera (coral "Emcanto") cantou a música tema do projeto. A assembléia também realizou três oficinas com os temas: "Como realizar encontros facilitadores", "Como envolver sua igreja em missões" e "Minha Esperança Brasil".

O evento contou com a participação da liderança missionária da Igreja Batista. Havia no local uma feira com materiais de outras associações, ONG's e empresas, como: FABTEO - Faculdade Batista de Teologia, ELP Contabilidade, APEC - Associação Pró-Evangelização das Crianças, ONG Vida, União Educacional, editora Juerp, Lar Batista, Avon, Grupo Memorial, CNA Itaquera e SBB - Sociedade Bíblica do Brasil com apoio de material promocional, entre outros.

veja também