Morre pastor Geremias Fontes, ex-governador do Rio

Morre pastor Geremias Fontes, ex-governador do Rio

Atualizado: Quarta-feira, 3 Março de 2010 as 12

No title Morreu nessa terça-feira, dia 2 de março, o pastor Geremias Fontes, aos 79 anos. Após 60 dias internado, Fontes faleceu no Hospital de Clínicas de Niterói, por insuficiência renal. Ele deixa viúva a pastora Nilda Filgueiras, vice-presidente da S8.

Fundador da Comunidade S8 - instituição destinada a recuperar dependentes químicos, pastor da Igreja Batista do Calvário (Niterói), ex-governador do Estado do Rio de Janeiro. O corpo está sendo velado na Prefeitura Municipal de São Gonçalo  e o sepultamento ocorrerá hoje, dia 03/03/2010,  às 12h no Cemitério Parque da Paz em São Gonçalo, RJ.

Biografia do pastor Geremias Fontes:

Geremias de Matos Fontes (1930-2010 ) nasceu em São Gonçalo (RJ). Bacharelou-se em 1954 na Faculdade de Direito de Niterói.

Após ter ocupado o cargo de secretário da prefeitura de São Gonçalo, candidatou-se a prefeito do município no pleito de 1958. Eleito, exerceu o mandato de 1959 a 1962, vinculado ao Partido Democrata Cristão (PDC). Transferiu-se para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), por onde candidatou-se a deputado federal pelo Rio de Janeiro, sendo novamente eleito, com amplo apoio do eleitorado evangélico. Retornou ao PDC e, com a extinção dos vários partidos políticos após o movimento de 31 de março de 1964, filiou-se à recém-criada Aliança Renovadora Nacional (Arena).

Em 1966 foi indicado pelo governo militar para ocupar o cargo de governador do Rio de Janeiro. Encerrou seu mandato em março de 1971, voltando ao exercício da advocacia e às suas atividades como pastor da Igreja Prebisteriana.

veja também