Mudança de Valores

Mudança de Valores

Atualizado: Quarta-feira, 22 Setembro de 2010 as 9:04

"Ai dos que chamam de mau aquilo que é bom e que chamam de bom aquilo que é mau; que fazem a luz virar escuridão e a escuridão virar luz; que fazem o amargo ficar doce e o que é doce ficar amargo! Ai dos que acham que são sábios, dos que pensam que sabem tudo! " (Isaías 5: 20 e 21)

"Quero ser um crente diferente. Não quero ser conhecido apenas como alguém que "não bebe, não fuma e não joga". Isso é muito pouco. A "geração saúde", que freqüenta as academias e come comida natural, não bebe e não fuma, e nem por isso pode ser chamada de cristã.

Também não me contento em ser chamado de crente por ter um modo diferente de me vestir. Durante muito tempo, no Brasil, a diferença que os crentes queriam mostrar era que eles se vestiam de uma maneira "esquisita", e isso acabou tornando-se motivo de chacota e que em nada engrandecia o Reino. Com certeza, usar uma roupa fora de moda, não faz de ninguém um cristão.

Também não me satisfaço com o modelo "gospel" de crente que há hoje em dia. Broche de Jesus, caneta de Jesus, meias de Jesus. Sabe-se lá onde isso vai chegar. Tem muita gente ganhando rios de dinheiro com esses cosméticos" para o crente moderno. A grife "JESUS" tem vendido muito. Mas não adianta. Usar toda a parafernália do marketing "gospel" não faz de ninguém um cristão.

Pensei comigo: a moçada evangélica hoje está toda na Internet. E saí à busca de salas de bate-papo de evangélicos. Confesso que tentei inúmeras vezes, mas não consegui. Me adentrava por assuntos importantes e profundos da vida cristã e as respostas eram chavões o tempo todo. Não se pensa, cria ou reflete, só se repete chavão do tipo "glóooooria", "Tá amarrado", "É tremendooo", etc. Definitivamente, repetir chavões a todo o momento não faz de ninguém um cristão.

Quero ser um crente diferente. Que não seja alienado da vida e de seus acontecimentos. Que saiba discutir e entender as questões existenciais, como a dor, a miséria, a sexualidade, a paixão, o amor. Quero ser um crente que não vive acuado, com medo de tudo, vendo o diabo em toda à parte e querendo amarrá-lo a todo momento: Jesus Cristo o derrotou na cruz, ele é um derrotado, e eu não preciso ficar me preocupando com ele 24 horas por dia. Quero ser um crente que saiba falar de tudo e não apenas de religião, e que tenha, em todas as áreas, discernimento e sabedoria. Quero ser um crente que não tenha uma atitude conformista diante do mundo, do tipo: Ah, Deus quis assim....", mas que eu seja um agente de transformação nas mãos de Deus. Que a minha diferença não esteja na roupa, mas na essência: coração bom, olhos bons. Quero ser um crente que cria os filhos com liberdade, apenas corrigindo-lhes, para que cresçam e desabrochem toda a criatividade que Deus lhes deu. Quero ser um crente que vive bem com o seu próximo.

Quero ser reconhecido como um crente pelo que eu "sou" e não por aquilo que "não faço". Quero ser um crente simpático aos outros, agradável, piedoso, que se entristece com a dor do próximo, mas também se alegra com o seu sucesso (já reparou que as pessoas se solidarizam com nossas derrotas, mas poucos manifestam alegria quando vencemos?).

Não quero ter de falar a todo momento que sou crente, para que outros saibam, mas quero viver de tal modo que outros percebam Cristo em mim."

Texto: Quero Ser Um Crente Diferente - Autor Desconhecido

Queridos, tudo bem?

Que o amor de Deus a graça e paz de Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo esteja contigo e com todos os que você ama no dia de hoje e para todo o sempre.

Os nossos dias estão sendo marcados por uma completa mudança do que é correto, hoje tudo o que nos foi ensinado por Jesus Cristo esta sendo considerado como algo que só pessoas "idiotas" seguem. A algum tempo atrás foi editado no Diário Oficial a alteração da lei que considerava o adultério um crime, não que eu pense que as pessoas que cometem adultério devam ser presos ou pagar a sociedade qualquer coisa, até porque não teríamos penitenciarias suficiente, mas, o maior problema é como o assunto é tratado na mídia, nos grupos de amigos, etc., hoje se o homem é fiel a sua esposa, a esposa fiel ao seu marido, se é tachado como uma pessoa "boba", para não dizer outros adjetivos pejorativos que são usados, até parece que a traição é algo bom, Jesus Cristo nos ensina: "Vocês ouviram o que foi dito: 'Não cometa adultério.' Mas Eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração. Portanto, se o seu olho direito faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ser atirado no inferno. " (NTLH - Mateus 5: 27 a 29) E aí, o que você pensa sobre a mulher ou homem que não é o(a) seu / sua?

Em Romanos 16: 19 está escrito: "Pois a vossa obediência é conhecida de todos. Comprazo-me, portanto, em vós; e quero que sejais sábios para o bem, mas simples para o mal. " Nós nossos dias aqueles que vivem uma vida correta, aqueles que buscam ajudar o seu próximo, aqueles que andam em retidão ao que Deus nos ensinou é visto com desconfiança, para aqueles que não conhecem a Jesus Cristo a malandragem é algo que todos deveriam ter, se você não for malandro você é otário, existe uma frase que diz "Se o esperto soubesse como é bom servir à Deus, por esperteza O serviria!" Claro que não devemos ser completamente alienados as situações cotidianas, mas nós sempre devemos ter em nosso coração a máxima de que até que se prove o contrário tudo o que vemos coopera para o bem, a vida nos leva ao contrario, nos leva a crer que não devemos acreditar nas pessoas e que devemos tirar proveito de todas as situações, mas não foi isto que Jesus Cristo nos ensinou, Ele nos ensinou a se necessário for ficarmos no prejuízo, senão veja, "Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil. Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. " (Mateus 5: 39 a 45) E ai o que você prefere, se dar bem sempre, aqui na terra, ou perder aqui para ganhar a eternidade ao lado de Jesus?

Sabe, meus queridos, o mundo não vai melhorar, até porque Jesus Cristo nos disse que: "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. " (Mateus 24: 12), mas nós que somos conhecedores da verdade devemos fazer a nossa parte e viver exatamente como Jesus Cristo nos ensinou a viver, não devemos nos conformar com as coisas erradas, nunca julgando aqueles que as comete, o único que tem direito de julgar é nosso Senhor Jesus Cristo, a nós cabe sermos diferentes e fazermos a diferença para que as pessoas enxerguem em nós o grande amor que Deus tem por todos aqueles que Ele criou.

Uma coisa que tem ocorrido bastante comigo é a descrença das pessoas quando digo que não bebo, não fumo e não falo palavrões. Se vou a uma festa, seja qual for, sempre algum menos avisado vem me oferecer alguma bebida alcoólica, quando falo que não bebo vejo estampado no rosto da pessoa o ar de reprovação, ai vem a pergunta 'você não bebe porque é crente?'. Sempre respondo a mesma coisa "não bebo por opção, e você bebe por quê?' Até hoje não aconteceu de ninguém dizer que bebe por prazer ou porque gosta de imediato, sempre dão uma enroscada e parece que a resposta é sempre igual, 'bebo porque é normal beber, todo mundo bebe!' Não deveria ser assim a Palavra de Deus nos diz: "Entretanto, quando vocês seguirem suas próprias inclinações erradas, suas vidas produzirão os seguintes maus resultados: pensamentos impuros; ansiedade pelo prazer carnal; idolatria, feitiçaria, (isto é, incentivo à atividade dos demônios); ódio e luta; ciúme e ira; esforço constante para conseguir o melhor para si próprio; queixas e críticas; o sentimento de que todo mundo esta errado, menos aqueles que são do seu próprio grupinho; e haverá falsa doutrina, inveja, assassinato, embriaguez, divisões ferozes e toda essa espécie de coisas. Vou dizer-lhes novamente como já o fiz antes, que todo aquele que levar esse tipo de vida não herdará o reino de Deus. " (Bíblia Viva - Gálatas 5: 19 a 21) Mas o principal é, Deus me deu a opção de controlar a minha vida, Deus me deu o livre arbítrio para escolher entre o que eu acho bom ou ruim para a minha vida, em Gálatas 5: 22 esta escrito: "Mas quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, Ele produzirá em nós esta espécie de fruto: amor, alegria, paz, paciência, bondade, retidão, fidelidade, mansidão e domínio próprio... " Queridos, eu prefiro ser taxado de anti-social, fanático, doido, ou qualquer outro adjetivo pejorativo que quiserem, a viver fora da vontade de Deus.

E o que dizer daqueles que só abrem a boca para falar palavrões, na Palavra de Deus encontramos o seguinte texto: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. " (Efésios 4: 29) E mais, "Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a ." (I Pedro 3: 10 e 11) Nos nossos dias fica evidente que falar o que não convém é muito mais importante que falar coisas que ajudem ao próximo, hoje, até as mulheres que antes eram respeitadas são obrigadas a conviver com pessoas que não medem as suas palavras, e pior que isso, é ver que muitas mulheres aderiram a falar o que vem a cabeça sem medir o que vai ser dito, isso é lamentável.

Outra coisa que assusta nos nossos dias é como as pessoas mentem sem ter a menor dificuldade em fazê-lo, parece que quem não mente veio de outro mundo, a mentira virou a coisa mais normal do mundo. Infelizmente as pessoas que pensam assim talvez não saibam que a mentira é algo de extremo perigo, em João 8: 44 esta escrito: "Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. " Queridos, na Bíblia esta explicito que o diabo criou apenas uma coisa, e essa coisa é a mentira, tome cuidado pois Deus não se agrada, nem um pouco, dos mentirosos. Outra coisa, não minta de `brincadeirinha´ pois o pai da mentira não sabe o que é brincadeira e o que é sério, ele esta pronto para te destruir se você der oportunidade, a Bíblia diz que: "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir... " (João 10: 10)

Temos, meus queridos, muitas lutas pela frente, Jesus Cristo nos disse em Apocalipse 22: 11 "Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda... " Pode ser que você será visto sempre como um maluco fanático, mas mantenha-se firme pois a promessa do Senhor diz que: "Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. " (Mateus 24: 13) Um dia estaremos ao lado do Senhor lá onde Ele nos preparou morada e ai não teremos mais essa inversão de valores, cuidem-se para que no grande dia da volta do Senhor Jesus Cristo você esteja pronto para subir com Ele; "Para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. " (Efésios 5: 27). Se Jesus voltar hoje eu estou preparado, e você, está?

Tudo isso, aqui escrito é para divulgar a Palavra do nosso Deus e levar a vontade dEle ao maior número de pessoas possível, que Deus através destas palavras possa mostrar a quem lê, a Sua boa, agradável e perfeita vontade, tudo isso em nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Para Refletir:

"Como é feliz o homem que não vai atrás da opinião das pessoas des ligadas de Deus, que não fica à toa na companhia dos pecadores, nem participa de rodinhas onde fazem pouco caso de Deus. Mas ele faz da Lei do Senhor a fonte da sua alegria. A todo instante, de dia e de noite, ele pensa nessa Lei; fica imaginando como pode obedecer ao Se nhor mais de perto. " (Bíblia Viva - Salmos 1: 1 e 2)

Frank Medina   é um jovem pastor, casado, pai de três filhos, reside na cidade de S. Paulo e trabalha na Oracle do Brasil. Foi consagrado como pastor auxiliar em 17/12/2005 pela Igreja Batista O Poder da Palavra, situada ao bairro do Butantã (SP). Se formou no curso de Ministro (Médio em Teologia) em junho de 2003. Há 9 anos tem um ministério de evangelismo, escrevendo mensagens edificantes e enviando por e-mail.

Site:   www.uniaonet.com/ibppembuguacu.htm

veja também