Muitos estão na morte, sem perceber

Muitos estão na morte, sem perceber

Atualizado: Segunda-feira, 3 Outubro de 2011 as 9:17

Possivelmente, você já se deparou com a seguinte pergunta: “Você tem medo da morte?” Esse questionamento é, por si só, impactante. Viver é bom e prazeroso. É na vida que mentalizamos os nossos maiores sonhos, aquilo que almejamos acontecer em nossa história. Mas a morte é horrível. Ela é medonha e interrompe qualquer sonho de um futuro promissor, nesta realidade.

Contudo, torna-se necessário atentarmos para uma importante verdade: muitos, por mais que tenham medo da morte, já estão mortos. “Como pode ser isso?”, alguém pode perguntar. Obviamente, estamos nos referindo à morte espiritual. Logo, têm todo sentido as palavras de Paulo: Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados (Ef 2:1 -grifo meu). É isso que somos ao nascer: mortos! À semelhança do filho perdido mencionado numa parábola contada por Jesus, muitos estão mortos (cf. Lc 15:24). O clamor do apóstolo ainda é possível de se ouvir nos dias de hoje: Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? (Rm 7:24). Paulo está se referindo à natureza pecaminosa que faz parte de todo ser humano. Essa natureza o estava maltratando, pois diversas vezes, levava-o a fazer coisas que ele aborrecia e a deixar de fazer o que aprovava (Rm 7:15).

Se nascemos mortos, necessariamente devemos nascer de novo. Isso não significa dizer que a natureza pecaminosa que há em nós nos deixará. Porém, ela não mais nos dominará. O que Jesus disse a Nicodemos é extensivo a todos: ...se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus (Jo 3:3). Assim, os “mortos não vêem, isto é, eles não vêem o Reino de Deus como um desejo supremo. Parece-lhes algo tolo, mítico ou maçante. Por isso, não podem ‘entrar no Reino de Deus’ (3.5)”, escreve John Piper, no livro “O que Jesus Espera de Seus Seguidores: mandamentos de Jesus ao mundo.”

Será que estou morto? Esta pergunta deve ser feita por cada pessoa. Todos precisam refleti sobre ela. Se a resposta for positiva, o que fazer? Paulo disse: Ele vos deu vida… (Ef 2:1). Ele quem? Deus! Este, por intermédio da morte de Cristo, nos faz nascer de novo e nos torna novas criaturas (2 Co 5:17).

Portanto, o melhor a fazer é correr para os seus braços. Ele nos dá nova vida!

Por Ms. Jailton Sousa Silva

veja também