Em uma ministração nesta semana, Joel Engel Jr., filho do pastor Joel Engel, falou sobre o princípio das primícias: colocar Deus em primeiro lugar.
“Hoje nós entramos, pelo calendário bíblico, no mês de Iyar”, iniciou, explicando que o calendário judaico é repleto de significados espirituais.
“Todos os tempos na Bíblia sempre foram marcados por esse calendário: as festas que Deus agendou para se encontrar com o Seu povo, tudo nesse tempo, nesse cronograma.”
Segundo ele, o início deste mês marca um tempo especial para consagrar a Deus o que vem primeiro.
Ele destacou que as bênçãos prometidas em Deuteronômio 28, como ser “bendito na cidade e no campo”, mostram que Deus deseja abençoar todas as áreas da vida de quem o honra primeiro.
O princípio da primícia
Joel Jr. ensinou que quem entrega a primícia atrai uma bênção duradoura. “Quando a bênção repousa, você não precisa correr atrás dela. Ela permanece.”
Ele compartilhou uma experiência que teve quando estava prestes a vender seu primeiro carro, mas sentiu o coração queimar por ofertá-lo a Deus, e destacou: “Quando o altar está aceso, é hora de entregar algo que tem valor pra você.”
A primeira frase da Bíblia, “No princípio criou Deus os céus e a terra”, em hebraico começa com a palavra “Bereshit”, que pode ser traduzida como “no início” ou “na primícia”.
Joel Engel Jr. explicou que dentro dessa palavra está “Reshit”, que significa “o primeiro”, “a primícia” — ou seja, aquilo que vem antes de tudo.
Com isso, ele ensina que, quando damos a primícia, coisas novas passam a existir. “O universo inteiro começa a se mover quando colocamos Deus em primeiro lugar.”
Para ele, a primícia não é apenas um mandamento — é um princípio eterno. É uma chave espiritual para destravar o novo de Deus: “Se o caminho está fechado, se não tem porta, entregue a primícia. Porque na primícia, Deus começa a criar.”
Jesus é a primícia de Deus
O pastor explicou que, em Colossenses 1:18, a Bíblia diz que Jesus é o princípio. E ele ligou isso à palavra “Bereshit”, que também quer dizer princípio ou começo.
Em outras palavras, assim como Jesus foi entregue como primícia, os que seguem esse princípio também caminham em milagre. “Quando entregamos a Deus o que é primeiro, o restante automaticamente se torna Dele.”
E desafiou com a reflexão: “Você tem dado o primeiro a Deus? O primeiro tempo, o primeiro recurso, o primeiro lugar no seu coração?”
Coloque em prática!
“Eu dei meu primeiro carro. Pouco tempo depois, recebi mais do que imaginava”, testemunhou.
O pastor falou de maneira prática: “Dê o primeiro minuto do seu dia, o primeiro salário, a primeira decisão. Quando Deus está à frente, Ele abre caminhos.”
E concluiu: “Convide Deus para ser o primeiro. Ore dizendo: Senhor, eu quero ser um primicista. Que o Senhor esteja em primeiro lugar na minha vida, na minha casa, em tudo.”
Veja a pregação completa:
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições