Mundo Cristão publica biografia de Eugene Peterson,o pastor de pastores

Mundo Cristão publica biografia de Eugene Peterson,o pastor de pastores

Atualizado: Quinta-feira, 10 Fevereiro de 2011 as 10:19

Eugene Peterson é chamado por muitos de "pastor de pastores". O título é fruto do grande prestígio que ele possui entre teólogos, pastores e líderes cristãos, conquistado com sua teologia sólida e bem fundamentada e suas reflexões a respeito da missão e vocação do pastorado.

Às portas de completar 80 anos de vida, Peterson dedicou parte de seu tempo a escrever um livro de memórias: "A história de como me tornei pastor e de como a vocação de pastor fez de mim o que sou", como ele mesmo define a obra. Memórias de um pastor revela detalhes sobre sua vida, como o fato de nunca ter pensado em ser pastor ou a tristeza que sentiu quando deixou de pastorear uma igreja para tornar-se "apenas" um professor de teologia.

Peterson, ao olhar para sua própria trajetória, faz uma profunda reflexão a respeito da vocação de um pastor - tema abordado em um de seus livros (A vocação espiritual do pastor) - em meio a uma sociedade que não valoriza seu papel, e igrejas desiludidas com seus ministros.

Ele cita importantes personagens bíblicos e também pessoas próximas, como seus pais, familiares, amigos, seminaristas, ovelhas, pastores e pessoas que encontrou pelo caminho e que marcaram sua vida, além de acontecimentos especiais, que o formaram como pastor e como pessoa.

A experiência adquirida pelo autor em seus 50 anos de ministério pastoral conferem à sua biografia o substrato necessário para analisar não só sua jornada, mas a atividade pastoral com profundidade e veracidade. Para Peterson, "não há um roteiro prévio que ensine alguém a se tornar pastor. Não há o que imitar. Não é uma questão de sucesso. As maneiras pelas quais a vocação de pastor é concebida, as formas pelas quais ela se desenvolve e vem à luz são exclusivas de cada pastor".  

veja também