Musical inédito de Páscoa convida público continuar a jornada de evangelismo

Musical inédito de Páscoa convida público continuar a jornada de evangelismo

Atualizado: Segunda-feira, 18 Abril de 2011 as 11:47

 Musical de páscoa inédito em língua portuguesa convida público de 1,2 mil pessoas continuar a caminhada, na noite de 16 de abril, Dia dos Amigos da Esperança, na cidade de Hortolândia, SP. O texto de "A Jornada" foi baseado em texto bíblico narrado pelo pastor Felipe Tonasso e regido pelo maestro Wanderson Paiva, diretor da Escola de Arte do IASP, o Campus Hortolândia do UNASP.

Ao ler o último parágrafo do texto, narrador e músicos do Tom de Vida, Canto Livre e Coral Jovem do IASP estendem o convite para o público prosseguir na caminhada: “Venham. Vamos à casa do Senhor. Vamos caminhar juntos e seguir os passos de nosso vitorioso Senhor. Pois Cristo, nosso Cordeiro Pascoal, foi sacrificado pelos pecados do mundo. Nele está a nossa vitória”, conclui Tonasso e logo em seguida, entra o grande coro cantando e o medley Glorifico - canção que juntou quatro músicas já interpretadas na noite.

Além dos corais e grupo vocal, o musical reuniu equipe de produção de 48 pessoas do IASP para celebrar a páscoa e o início da Semana Santa. Para o organizador e pivô do projeto, maestro Wanderson Paiva, a idéia desde o início era tornar a noite festiva e de intensa celebração. “O objetivo foi alcançado. Todos se envolveram, e eu pude sentir uma verdadeira celebração em louvor a Deus. Tanto que muitos vieram me falar que se fossem Deus hoje, dariam tudo o que Lhe pedissem porque o nome dEle foi muito engrandecido”, declara.

Mas para que o programa alcançasse um ponto alto desses, e chegasse a esta dimensão, muito se investiu e muito se trabalhou para deixar tudo pronto. De acordo com o diretor financeiro do IASP, Ivan Almeida, os 20 mil reais investidos em toda produção do evento deram suporte a programação da escola. “É com alegria que apoiamos estes eventos que marcam a história do IASP e tornam-se inesquecíveis em nossa memória”, informa. O musical que também foi transmitido Ao vivo pelo site do IASP teve acessos de várias partes do Brasil e mundo. “Durante o programa os pais dos alunos me ligavam. Recebi ligação de Santa Catarina, Belém do Pará e São Paulo”, completa Ivan.

Seis músicas foram interpretadas pelos corais Jovem e Canto Livre do IASP. Durante o programa, elas foram intercaladas com outras três canções que o grupo Tom de Vida executou. Destaque para as músicas Hosana! Hosana! dos compositores Celeste e David Clydesdale e Ele abriu o céu de John Chisum e Nancy Gordon. “Como o musical não era todo encenado, a gente usou a luz como primeiro plano. Somente em algumas partes do programa sugerimos colocar coreografia, e pequenas representações”, explica uma das responsáveis pela produção do evento, a professora Aracelli Alves. De acordo com ela, o programa deveria ser animado, bem alegre, mas sem ser espalhafatoso.

Três músicas tiveram participações especiais. Em uma delas, a equipe de produção utilizou 30 crianças e adolescentes vestidas com roupas do tempo de Jesus, e uma coreografia alternativa para balançar as palmeiras cortadas. Outra parte marcante do programa foi a coreografia feita pelo grande coro. Os gestos indicando que Deus havia aberto o céu para seus filhos entrar ficou muito mais impactante com o sincronismo dos coristas. “Cada momento do programa tinha uma luz certa, um movimento certo, um efeito certo”, diz a professora Márcia Paiva, responsável por liderar a equipe de produção.

Para o produtor musical Danilo Demori, que já conhece o trabalho dos compositores do musical “A Jornada”, e que também acompanhou dias antes o preparo dos coristas do IASP no projeto, diz que o produto final foi válido. “O grande coro foi eficaz em realizar toda a idéia do musical. A transmissão da mensagem foi bem feita, a sensibilidade do maestro percebida, tudo contribuiu”, declara Danilo.

Luiz Edgard que veio de Monte Alto, interior paulista, concorda com o produtor e diz que o musical marcou a vida dele. “Sentir a presença de Deus neste lugar. Deus realmente tem atuado na direção deste projeto”, revela o administrador de redes. O fisioterapeuta Kleber da Silva afirma que o musical será inesquecível. “Foi tudo muito lindo, e inesquecível. Que a jornada possa continuar e alcançar outras pessoas para o reino dos céus”, sugere. Ele e todo o público presente, recebeu ao final do programa um cartão postal da Jornada. O objetivo da lembrança, é fazer com que a notícia de esperança encontrada no sacrifício de Cristo se espalhe e chegue a outras famílias. “Eu já sei o que vou escrever para os meus amigos que moram em Maringá, PR”, fala Kleber que conseguiu pegar 20 postais.

O programa de páscoa finalizou o projeto Amigos da Esperança que aconteceu durante todo o dia em oito países da América do Sul. Durante o evento, foram entregues o livro Ainda há Esperança do autor Enrique Chaij como lembrança para os visitantes presentes

veja também