Não só bons ouvintes, mas bons praticantes

Bons ouvintes e bons praticantes

Atualizado: Terça-feira, 26 Fevereiro de 2013 as 11:13

 

bíbliaDeus sempre terá o que dizer.
 
No Antigo Testamento vemos Deus falando com Abraão, Moisés, os profetas e tantos outros. Depois, quando Jesus veio ao mundo, muitas pessoas ouviram sua voz claramente. Ele proclamou sua mensagem e ensino tanto a grupos pequenos como a multidões. Muitas pessoas que viveram nos tempos bíblicos podiam dizer que tinham ouvido a voz de Deus e tiveram suas vidas transformadas. Paulo, por exemplo, ouviu a voz do Senhor e decidiu seguir Jesus ao invés de continuar perseguindo seus discípulos (At 9.3-6). E hoje? Deus continua falando conosco? Apesar de algumas pessoas pensarem que ele está calado, Deus ainda fala, e de modo bem pessoal. A questão é que nem sempre queremos ouvir o que ele diz!
 
Agora Deus fala principalmente por meio do Espírito Santo, anunciado por Jesus no texto de hoje, e da Bíblia. O Espírito Santo é dado a todos que seguem a Cristo e vive neles; desta forma, pode ser ouvido a qualquer momento. Nem sempre ele fala de modo audível, pois podemos ser orientados e ensinados por meio da leitura da Bíblia, conversas com outros cristãos, estudos bíblicos, pregações... Interessante que Cristo chamou o Espírito Santo de Conselheiro, o que me faz lembrar que devo buscar sua ajuda ao tomar decisões ou quando tiver dúvidas.
 
Não há como negar que Deus ainda fala conosco. Mas você tem escutado sua voz? Tem parado para ouvir seu conselho ou leva a vida à sua maneira? A melhor forma de ouvi?lo é quando estamos dispostos a obedecer ao que ele mandar. Precisamos ser bons ouvintes, é verdade, mas não apenas ouvintes: temos de ser também praticantes (veja o versículo em destaque). Por exemplo, se lermos a Bíblia como um livro comum, fica mais difícil entender o que Deus quer nos dizer, mas se estivermos dispostos a aprender mais sobre Deus e permitirmos que ele transforme nossas vidas, com certeza ouviremos sua voz! – VWR
 

veja também