A necessidade de ter e ser alguém confiável

A necessidade de ter e ser alguém confiável

Atualizado: Quinta-feira, 29 Agosto de 2013 as 1:12

"Se confessarmos os nossos pecados Jesus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar".
1 João 
"Confessem seus pecados uns aos outros para serem curados".
Tiago
 
oraçãoContar pecados é difícil, aquelas histórias que gostaríamos que fossem apagadas de nossa vida, das quais nos envergonhamos e que voltam sempre à nossa cabeça. E se nos esforçamos tanto para não lembrar, temos razões. De fato, não queremos confessar, mesmo a Deus, porque tememos julgamento, incompreensão, rejeição e abandono. 
 
Então João nos conta que Jesus é confiável, fiel e justo, para fazer somente o que precisamos quando confessamos: nos perdoar. Ele não se surpreenderá, não se escandalizará, não se decepcionará, jamais nos abandonará, apenas nos perdoará e nos limpará daquilo.
 
Pela mesma razão não queremos contar a alguém o que carregamos, mas por uma razão também importante devemos fazer isso. É fato que o perdão de pecados que cometemos vem mesmo é de Deus, ou seja, não precisamos de um vigário do perdão divino que nos absolva. E não é esse o motivo de Tiago nos dizer que devemos confessar a alguém. Acontece que o perdão que vem de Jesus se manifesta curador, sarador das emoções, quando falamos a uma pessoa. Jesus perdoa; um amigo acompanha a cura das emoções.
 
E o amigo para quem contamos um pecado que precisa ser exposto a Deus, ou que mesmo já tendo sido ainda pesa nas memórias, precisa ser alguém justo e fiel, que não se decepcionará, que não rejeitará, que apenas nos ouvirá, transformando sua atenção num bálsamo de cura emocional pra nós.
 
Muitas vezes as pessoas que mais amamos gostariam de nos contar o que se passou em sua vida, irmãos, filhos, cônjuges, mas não encontram em nós pessoas justas e fiéis, graciosas e compassivas. Geralmente não estão escondendo algo, apenas não encontraram em nós o acolhimento necessário, por isso carregam pesos e dores.
 
Perdão, Senhor, por não ser amigo fiel e justo todas as vezes que as pessoas que mais amo precisavam de cura.
 
 
- Alexandre Robles
 

veja também