No trabalho para Deus, dividir esforços multiplica resultados!

No trabalho para Deus, dividir esforços multiplica resultados!

Atualizado: Segunda-feira, 23 Dezembro de 2013 as 9:05

trabalho - uniãoLeitura Bíblica: Atos 6.1-7
 
[A escolha de ajudantes] tornará mais leve o seu fardo, porque eles o dividirão com você (Êx 18.22c).
 
No texto de hoje, vemos que a igreja crescia a cada dia, mas este aumento no número de fiéis trouxe problemas. Alguns se queixavam que o “departamento de ação social” não estava sendo eficiente. A questão é que os apóstolos eram os responsáveis por todo o trabalho. Muitas vezes, em nossas comunidades cristãs, pensamos que isso seria o correto – afinal, os líderes estudaram e se prepararam para isso. Alguns destes também preferem centralizar o poder, e assim não permitem que ninguém interfira em sua área. Fazem tudo sozinhos e depois se admiram por estarem cansados e estressados. Assim, nem sempre há o incentivo para que outros participem da obra de Deus. Mas o que a Bíblia ensina sobre isso?
 
Observamos que, diante da reclamação, os apóstolos tiveram de definir suas prioridades. Eles escolheram a oração e a proclamação da Palavra de Deus. Acertadamente, decidiram dividir as tarefas e responsabilidades. Não as delegaram a qualquer um, mas a homens escolhidos por seu bom caráter e sua vida com Deus. Como na matemática divina este tipo de divisão resulta em multiplicação, lemos que isso auxiliou na difusão do evangelho.
 
Em Êxodo 18.13-26, lemos que este princípio de liderança também foi aplicado por Moisés. Ele seguiu o conselho de seu sogro, Jetro, que alertou: “O que você está fazendo não é bom. Você e seu povo ficarão esgotados, pois esta tarefa lhe é pesada demais. Você não pode executá-la sozinho” (Êx 18.17-18). Tal princípio não se restringe à igreja, pois pode ser utilizado em nosso trabalho, em casa, na escola... É confortante lembrar que Deus não deseja que façamos tudo sozinhos. Ele deu diversos dons e talentos às pessoas – e fez isso para que fossem usados! Além disso, contamos com sua ajuda. Assim, nossas tarefas não precisam ser cansativas: podemos dividi-las com pessoas responsáveis e aptas. – VWR
 
No trabalho para Deus, dividir esforços multiplica resultados!
 

veja também