Nordeste inicia caravana pela educação adventista

Nordeste inicia caravana pela educação adventista

Atualizado: Segunda-feira, 31 Janeiro de 2011 as 1:53

A largada para a realização de 350 congressos da Educação Adventista, que movimentarão o Nordeste até 2015, começou no sábado, 29 de janeiro, e percorreu as primeiras três cidades de um roteiro que se estenderá por milhares de quilômetros. O primeiro evento aconteceu em Cupira, município do agreste de Pernambuco, a cerca de 150 km de Recife. Mais de 500 pessoas estiveram presentes, bem como autoridades locais. Gravatá e Bezerros fecharam a agenda do final de semana.

  A ideia dos congressos distritais é levar a lugares inusitados a bandeira da educação cristã, e sua importância para o mundo moderno. Os coordenadores pretendem mostrar a importância dessa filosofia de ensino, além de apresentar os projetos de expansão das escolas adventistas nesta região do Brasil. Até 2015, o sistema espera inaugurar 10 escolas de referência em todos os estados da sede administrativa para o Nordeste. A conclusão do Instituto Adventista Pernambucano de Ensino (Iape) completa a meta de crescimento da rede.

  Fieis assinam Livro de Ouro dos Embaixadores da EducaçãoNo sábado pela manhã, as pessoas se apertaram em um ginásio de Cupira para assistir ao primeiro evento da comitiva. Logo após a entrada das “Bandeiras de Esperança”, relativas ao programa de crescimento da igreja adventista para a região, os representantes da Educação Adventista apresentaram vídeos e também depoimentos de pessoas que alcançaram sucesso pessoal e profissional, e atribuíram parte considerável dessa vitória ao período vivido em uma escola adventista.

  Um dos grandes momentos do encontro foi o testemunho do pastor Geovani Queiroz, presidente da igreja adventista para o Nordeste. Ele falou sobre como a obstinação de sua mãe em motivar os filhos a estudarem em um internato da rede foi essencial para que os 12 filhos saíssem do obscurantismo e da pobreza para se destacarem em variadas frentes profissionais. “Deus iluminou esta mulher e lhe deu forças para cumprir esta missão”, disse o líder, em discurso emocionado e bastante aplaudido.

  Educação é uma das bandeiras do NordesteO plano “Embaixadores da Educação”, onde os participantes são estimulados a contribuir com o projeto de expansão da rede, foi apresentado em um momento solene da cerimônia. Empunhando bandeiras e uma tocha, os líderes apresentaram a campanha que vai marcar, sob formas variadas, o nome de pessoas que apoiaram a construção do novo internato. Ao final, o Livro de Ouro da Educação Cristã foi levado até o palco improvisado. O exemplar, em tamanho gigante, tem espaço para cerca de 300 mil assinaturas. Depois de percorrer todo o Nordeste ficará em exposição na biblioteca do futuro internato. O programa encerrou com uma fila de pessoas ansiosas em assinar o livro e colaborar com o surgimento de novas unidades de ensino.  

O prefeito da cidade, Sandoval Lira, mostrou-se impactado com a programação da caravana. “Quero dizer que esta cidade abre as portas para a Educação Adventista, além dos projetos sociais da Igreja, e que dentro de nossas limitações faremos o possível para ajudar neste objetivo”, afirmou.  

No sábado à tarde, a comitiva chegou em Gravatá, onde cerca de 250 pessoas assistiram ao evento, em uma escola do município. No domingo, 30, foi a vez de cidade de Bezerros. Todas elas são próximas ao local onde está sendo construído o Iape. Pastores da região se juntaram ao grupo. Lideranças adventistas de outros estados também vieram assistir ao início da jornada. “Estamos vendo essa mobilização e imaginando a ação de Deus junto a essas pessoas para contribuir com a formação moral e intelectual de crianças e jovens da região”, disse o pastor Queiroz.

veja também