A nossa maior vitória é não precisar lutar

A nossa maior vitória é não precisar lutar

Atualizado: Terça-feira, 17 Dezembro de 2013 as 8:23

calmaLeitura Bíblica: 2 Timóteo 2.23-26
A tranquilidade evita grandes erros (Ec 10.4b).
 
Melhor do que vencer uma guerra é não precisar guerrear. Não é sem motivo que a Bíblia recomenda esforço para viver em paz com todos (Hb 12.14).
 
Não são raras as vezes em que acabamos brigando por discussões até de assuntos irrelevantes. A falta de respeito, fruto de uma postura orgulhosa, em que cada uma das partes quer ter completa razão, faz com que as pessoas acabem criando dissensões por não admitirem perder a questão.
 
Alguns preferem abster-se, evitando assuntos polêmicos, dizendo até que alguns temas nem devem ser discutidos. Creio que qualquer questão possa ser discutida, desde que por pessoas com o mesmo nível de conhecimento sobre ela e que tenham como base da discussão o respeito pelo conhecimento e a opinião do outro.
 
Mas não só em discussões enfrentamos este tipo de problema, em outras circunstâncias da vida também. Parece que vivemos numa competição, na qual só nos sentiremos valorizados se constantemente superarmos os outros. Temos de ser os melhores em tudo. Mas não foi isso que Cristo ensinou. Ao contrário, instruiu-nos a ceder e até a suportar a humilhação, para que no tempo certo ele mesmo nos exalte. Mais digno do que conquistar alguma coisa é abrir mão dela para que outros a obtenham. Isto é ser nobre, é ser forte.
 
Vale mais a pena ver um inimigo se arrepender do mal que nos causou do que vê-lo sofrendo por esta mesma razão. Esse sofrimento deveria entristecer-nos e não ser motivo de satisfação para nós. Quando ele perde, eu também perco, pois ele faz parte da minha vida, é meu semelhante.
 
Não devemos odiar nossos inimigos, nem torcer contra aquele que se levanta contra nós, antes devemos orar para que encontre um caminho de paz conosco e com Deus. – LFS
 
A nossa maior vitória é não precisar lutar.
 

veja também