Nossos apuros são as oportunidades de Deus

Nossos apuros são as oportunidades de Deus

Atualizado: Sexta-feira, 19 Outubro de 2012 as 9:51

 

Leitura Bíblica
2 Crônicas 20.1-17
 
Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus (2Cr 20.15c).
 
Quem já não passou por momentos de angústia e de ansiedade diante de uma situação que não sabia como resolver ou enfrentar? Quem de nós já não se viu impotente diante dos problemas da vida e das investidas do nosso maior inimigo, Satanás?
 
O rei Josafá passou por um momento difícil quando soube que um grande exército inimigo se aproximava de Judá. Então, numa reunião no templo do Senhor, ele se levantou e orou a Deus. Nessa oração exaltou a grandeza e a soberania de Deus, bem como os seus grandes feitos no passado. Por outro lado, reconheceu a sua própria incapacidade e fragilidade, dizendo: “Não temos força para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar. Não sabemos o que fazer” (v 12b).
 
Não é assim que nos encontramos muitas vezes? Os problemas parecem ser gigantes; as dificuldades não acabam mais; as lutas são sempre maiores e mais difíceis e o inimigo está cada vez mais próximo... O que nos resta senão clamar a Deus, reconhecer que não temos forças para enfrentar tudo isso e que na verdade não sabemos o que fazer? Se restar somente isso, então é exatamente assim que você deve agir. 
 
Depois que Josafá orou a Deus e admitiu sua necessidade de livramento, o Senhor mandou sua resposta por meio de Jaaziel, dizendo que o povo não precisava ter medo porque o Senhor lutaria por eles. A sequência da história mostra como Deus os livrou dos inimigos de uma forma maravilhosa, totalmente fora das possibilidades e condições de Josafá e de seu povo. A lição que fica para todos nós é que diante de qualquer luta ou dificuldade devemos clamar a Deus, reconhecendo sua soberania e também nossa dependência dele. Ele nos ajudará a vencer as batalhas que enfrentamos diariamente. - CK

veja também