Nova Europa 40SP41 celebra 100 anos de adventismo e inaugura canal de TV

Nova Europa 40SP41 celebra 100 anos de adventismo e inaugura canal de TV

Atualizado: Segunda-feira, 4 Janeiro de 2010 as 12

A cidade que tem uma das dez igrejas adventistas mais antigas do Brasil é mais uma a distribuir gratuitamente o sinal da TV Novo Tempo. A inauguração do novo canal aconteceu no dia 12 de dezembro, durante a festa de comemoração do centenário da realização dos primeiros cultos adventistas na cidade. O local da celebração foi a Sociedade Cultural de Nova Europa, que recebeu mais de 300 pessoas, entre elas, líderes e representantes das igrejas adventistas de toda a região. O pastor Geraldo Marski, que tem 96 anos e liderou a igreja em Nova Europa nos anos 70, foi um dos convidados especiais que participaram do encontro.

Documentos dão conta que, antes de 1909, já existia presença adventista em Nova Europa. Os primeiros adventistas a chegar foram os Schmidt, em 1907, ano da fundação da cidade. O europeu, Ferdinando Schmidt e sua família, já eram Adventistas do Sétimo Dia quando vieram da Alemanha para o interior paulista. Os primeiros cultos no entanto, só vieram a ser registrados a partir de 1909. O legado de Ferdinando Schmidt foi transferido para o filho, João Schmidt, fundador da primeira igreja adventista em Nova Europa. A “igrejinha”, como era carinhosamente chamada, foi construída em 1945 na propriedade rural da própria família Schmidt, no bairro Córrego do Barreiro. O antigo prédio foi conservado até hoje. Em 1977, a igreja foi trazida para a zona urbana e construída em um terreno doado pelo então líder João Schmidt.

Um dos momentos emocionantes do programa comemorativo, foi a encenação da chegada dos primeiros adventistas em solo novaeuropense. As famílias pioneiras (Schmidt, Adam e Hoffmann), foram interpretadas por membros atuais da igreja, devidamente caracterizados com trajes e acessórios da época. Quem dirigiu a mensagem no culto especial do centenário, foi o pastor Acílio Alves Filho, que preside a Associação Paulista Oeste, região administrativa à qual pertence a igreja de Nova Europa. Os pastores Roberto Roéfero, atual líder da igreja na cidade e Paulo Ferreira Marcelino, pastor em Nova Europa de 2001 a 2004, também participaram da festa. O pastor Marenos Schmidt, professor e psicólogo no Centro Universitário Adventista de Hortolândia, também esteve presente, relembrando momentos históricos junto de outros descendentes de pioneiros.

Todo o programa foi coordenador pelo líder local da igreja, Adriano Buzzá, que destacou a chegada da TV Novo Tempo como um presente da igreja para a cidade. "É como um agradecimento a toda a população, por terem recebido por cem anos a igreja adventista nesse município", agradeceu Buzzá. Uma reportagem sobre o evento foi ao ar no programa Revista Novo Tempo, que faz parte da grade do novo canal 33.

veja também