Novo filme responde ao clima criado por "O Amor Vence", de Rob Bell

Novo filme responde ao clima criado por "O Amor Vence", de Rob Bell

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:40

O Pastor de Grand Rapids, Michigan, criou um filme de oito minutos, em resposta à conversa em torno do livro de Rob Bell, "O Amor Vence": Um Livro Sobre Céu, Inferno e o Destino de Cada Pessoa que já Viveu.

O Pastor Jeremy Bouma trabalhou com o produtor de cinema Lloyd Jenkins, presidente e produtor executivo de Fallen Tree Productions, na semana passada para rodar o filme em uma Igreja de 130 anos de idade, em Lamont. O filme, que não tem título, no momento, vai estrear em 02 de junho no campus da Universidade do Estado de Grand Valley em Grand Rapids, como parte de uma série de debates chamada "Jesus Vence: Uma História de Esperança."

Bouma, que é o pastor de plantio na Igreja da Ressurreição, em Grand Rapids, assim como o autor de "O Evangelho (in)ofensivo de Jesus," descreve o filme como um filme tipo NOOMA. Situado em um prédio da Igreja, a congregação ouve um pastor pregar enquanto Bouma narra um lamento sobre a perda de verdades históricas da fé, inclusive a divindade de Jesus, a ressurreição corporal de Jesus, vida após a morte e Ressurreição.

"É um convite para voltar para as peças fundamentais da Fé Cristã," afirmou Bouma hoje em entrevista ao The Christian Post. "Assim, fazemos referência a um Novo Tipo de Cristianismo de Brain McLaren, Cristianismo que Vale a Penar Acreditar, e "O Amor Vence", de Rob Bell como uma questão mais ampla dentro da Igreja de abandono da fé histórica e trocando essa fé – e o Evangelho – por algo que é inteiramente diferente.”

Bell, foi nomeado pela revista Time em sua lista de pessoas mais influentes de 2011, criou uma tempestade de controvérsias com seu livro, Amor Vence – o quel tem estado na lista de bestsellers da New York Times por 10 semanas – tomando a posição de mistério com relação à salvação e julgamento. Ele foi rotulado um universalista e um erético.

“No livro, eu escrevo sobre como alguns acreditaram que tudo seria reconciliado,” Bell disse à Time, “e embora eu espere por isso eu acho que todo devem esperar por isso, eu não tomo essa posição de certeza, claro, eu não sei como isso vai ser.”

Bouma observou que a mensagem de Bell parece ser esperançosa.

Ele continuou, “as Escrituras, do começo ao fim, falam do dia no qual cada pessoa no planeta será julgada – seja em Cristo ou sem Cristo. E isso é uma falha profunda e um problema profundo, e uma questão que eu, e muitas pessoas, estamos tendo. Ele não está sendo honesto sobre todo o conselho da Escritura.

“Claro, inferno é mencionado talvez oito vezes por Jesus ou Paulo e então ele trata dessas oito instâncias nas quais o inferno – a palavra – é mencionada, mas a idéia de julgamento transcende as poucas instâncias na qual o inferno é mencionado.”

O livro de Bell, acrescentou ele, revela maiores problemas dentro do Cristianismo americano tais como analfabetismo bíblico, teológico e histórico. Uma falha de ser analfabeto nessas áreas torna fácil para os crentes serem retirados das doutrinas ortodoxas da fé que os santos tem acreditado na história.

“A Escritura tem sempre sido lida ao lado da tradição – talvez não em um sentido mais católico, mas mesmo como Protestantes nós temos sempre lido que a Escritura de acordo com as maneiras nas quais a comunhão dos santos tem lido as Escrituras,” destacou Bouma.

Na tentativa de ajudar as pessoas em Grand Rapids a entenderem melhor undacionais enquanto que também dá as pessoas um fórum par perguntar questões difíceis, Bouma irá ensinar e moderar as séries “Jesus Vence.”

Os eventos são gratuitos e abertos ao público. Eles vão cobrir o que Bouma chama de maiores Atos da História de Deus: a criação, a rebelião, resgate e recriação.

"Todas estas peças tem grande influência um sobre o outro," disse o pastor Grand Rapids. "E eu acho que é lamentável, mas a Igreja perdeu o enredo da história. E na minha cidade, pelo menos, eu vejo isso como sendo a parte muito importante de recapturar esse enredo."

A série "Jesus Vence” será realizada no Centro de Eberhard no campus GVSU. Estrear o filme e realizar as discussões sobre o campus em vez de alugar um edifício da Igreja é intencional.

"Eu comecei a pensar, como quão vital é para a Igreja de se sentar na intersecção de onde a vida acontece na comunidade e como quão frequentemente nós exigimos a pessoas da comunidade viem à nossa casa, antes de que estejamos realmente dispostos a ir na deles," Bouma explicou. "Então eu penso, cara, esta é uma discussão tão importante que precisamos ter isso em praça da cidade."

Bouma Disse que ele não ouviu a opinião de Bell, mas adoraria ter a oportunidade de sentar com ele e ter uma conversa.

Assista ao vídeo abaixo:

Por Lee Warren

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições