Novo relatório sobre liberdade religiosa mundial está disponivel online

Novo relatório sobre liberdade religiosa mundial está disponivel online

Atualizado: Quinta-feira, 16 Dezembro de 2010 as 9:44

Os dados do documento, agora ao alcance de um clique, mostram que desde Janeiro de 2009 até hoje o número de violações a este direito fundamental tende a piorar, com destaque para a violência, intimidação e discriminação dos cristãos, inclusivamente em países ocidentais.

O Relatório 2010 da Liberdade Religiosa no Mundo elenca 21 países com “graves restrições e/ou muitos episódios de intolerância social ou legal relativamente à religião: Arábia Saudita, Bangladesh, China, Coreia do Norte, Cuba, Egipto, Eritreia, Iémen, Índia, Irão, Iraque, Laos, Maldivas, Myanmar (antiga Birmânia), Nigéria, Paquistão, Somália, Sudão, Uzbequistão e Vietname.

O documento analisa a situação dos cristãos e de outras confissões religiosas, denunciando casos de perseguição e de atropelos a um direito fundamental consagrado na Declaração Universal dos Direitos do Homem.

O estudo fala em graves limitações à liberdade de culto e de consciência, além de limitações legais à liberdade religiosa e episódios de repressão legal.

O Relatório foi compilado com o apoio de um grupo de investigadores, académicos e jornalistas que agregaram e tornaram disponível informação derivada principalmente de fontes internacionais, de relatórios de vários grupos religiosos diferentes e de depoimentos de testemunhas nos locais.  

veja também