Novo secretário geral da CBPI toma posse

Novo secretário geral da CBPI toma posse

Atualizado: Segunda-feira, 28 Fevereiro de 2011 as 11:57

Na manhã de 13 de fevereiro tomou posse do cargo de secretário geral da Convenção Batista Piauiense (CBPI) o pastor José Milton Araújo do Monte.

Esta cerimônia singular, realizada no templo da Igreja Batista de Corrente - primeira igreja batista organizada no Piauí (em 10 de janeiro de 1904) -, foi prestigiada por uma caravana da CBPI composta por 25 irmãos e pastores de diversas igrejas. O pastor Milton Monte seguiu para a cidade de Corrente antes da posse com sua família com o intuito de manter alguns contatos com pastores e obreiros da região.

Após a posse o novo secretário geral da CBPI conversou com pastores e obreiros que estavam presentes, e em seguida se dirigiu para a cidade de Parnaguá, onde o pastor Ramon Torres da Silva, da Primeira Igreja Batista de Curimatá, realizou na tarde do dia 14 o batismo de vários irmãos. Nesse mesmo dia o pastor Milton Monte seguiu para a cidade de Avelino Lopes, onde pregou no culto da noite da igreja local.

Aniversário em Parnaguá Contudo, a caravana da CBPI, liderada pelo presidente da Convenção, pastor Raimundo de Carvalho Noronha Araújo, participou no dia 12, antes do culto de posse em Corrente, das comemorações pelo aniversário de 34 anos da Igreja Batista de Parnaguá. A caravana chegou à cidade às 13h e participou à noite de um culto de louvor e adoração a Deus com a presença de muitos irmãos de outras igrejas da região.

O irmão Cândido, líder da igreja em Parnaguá, agradeceu a presença de todos e concedeu a palavra aos pastores Raimundo de Carvalho e Milton Monte, que falaram da importância daquele momento. Na oportunidade foi lembrado pelo presidente da CBPI o valioso trabalho que o irmão Cândido vem realizando ao longo desses 34 anos, pois, mesmo a igreja tendo passado grande parte desses anos sem a presença de um pastor, ele tem sido um baluarte incansável na condução de uma igreja viva e colaboradora com a expansão do Evangelho, inclusive enviando irmãos comissionados e chamados por Deus para o ministério pastoral.

Após o culto, no qual foi agradecida a recepção e hospedagem carinhosa de toda a igreja, a caravana seguiu para Corrente juntamente com o pastor da IB de Corrente, Wilmar Hubner, e mais alguns irmãos que participaram do culto na IB de Parnaguá. Ainda é necessário ressaltar a mensagem proferida pelo pastor da Primeira Igreja Batista de Curimatá, Ramon, na qual destacou a importância de a igreja continuar marchando no propósito de evangelizar e alcançar pessoas para Cristo. O culto de posse

A IB de Corrente não apresentou nenhuma novidade em sua recepção! É isto mesmo, nenhuma novidade, pois tudo foi como de costume: Perfeito. A recepção realizada pelo casal pastor Wilmar e irmã Rosali Hubner, a hospedagem de forma carinhosa nas residências dos irmãos da igreja, a preparação do culto, a receptividade de todos os irmãos na igreja e a liturgia do culto conduzida de forma simples e organizada. Por tudo isso, somos imensamente gratos a todos os irmãos, líderes e pastor da IB de Corrente por terem acolhido em seu templo a posse do novo secretário geral da CBPI.

Nesta oportunidade a mensagem bíblica foi proferida pelo secretário executivo da Convenção Batista Meio Norte, pastor Claudionor. Em sua fala ele explorou os textos bíblicos de João 15.6 e Atos 6.3 e destacou dois pontos fundamentais para quem assume uma função de tamanha envergadura e responsabilidade: Chamado (escolha) e consagração. O pastor Claudionor concluiu sua oportuna mensagem enfatizando que o crente em Cristo Jesus que assume responsabilidades no Reino deve ter caráter, unção e sabedoria.

Após a mensagem o pastor Raimundo de Carvalho esclareceu a todos como se deu todo o processo de escolha do novo secretário geral, e agradeceu a disponibilidade dos pastores que participaram desse processo, destacando o trabalho relevante que os pastores Francisco José, José Pinheiro e Francisco Brito realizam em prol da denominação, sendo que este último assumiu interinamente por seis meses a secretaria geral da CBPI.

Em seguida o presidente da CBPI proferiu a oração consagratória e  declarou o pastor Milton Monte empossado. Nesta mesma oportunidade foram consagrados o missionário Anderson, à frente do trabalho em Cristino Castro, e a professora Maria de Lurdes, à frente do Instituto Batista Correntino, o que abrilhantou ainda mais esta grande festa espiritual. Além disso, foi destacada a importância da liderança presente do estado do Piauí, do extremo norte (Parnaíba) ao extremo sul (Cristalândia), o que é, sem dúvida, uma demonstração de apoio e compromisso com a CBPI.

Antes de passar a palavra ao pastor Milton Monte, o pastor Wilmar Hubner expressou a alegria e a responsabilidade que recebeu ao ser eleito o relator da comissão de indicação ao Conselho para o novo secretário geral, formada por ele próprio, pelo pastor Carvalho (Teresina), pelo irmão Bispo (Teresina), pelo pastor Eurivelton (Teresina) e pelo irmão Antônio (Piripiri). Destacou ainda a seriedade, compromisso e direção de Deus com que a comissão de escolha do secretário geral trabalhou e a maturidade do Conselho em homologar o nome do pastor Milton Monte, que foi indicado pela comissão.

A palavra foi concedida então ao pastor Milton Monte, que agradeceu a Deus a oportunidade de trabalhar neste novo desafio, bem como a confiança que os batistas piauienses depositaram em sua pessoa. Destacou ainda quatro pedidos ao povo batista: Oração (em favor do Reino, de sua pessoa e de sua família), perdão (por não se envolver diretamente durante algum tempo com o trabalho convencional), paciência (pois precisa de tempo para desenvolver os projetos e alcançar os objetivos) e apoio (de igrejas, pastores e obreiros).

Ao final o presidente da CBPI, pastor Raimundo de Carvalho, reiterou o apelo para que todas as igrejas permaneçam em oração por este grandioso trabalho dos batistas piauienses. Que o nome de Deus seja glorificado por tudo que foi, está sendo e que será realizado por intermédio do valioso povo batista do estado do Piauí.  

veja também