Número de concessões para a construção de igrejas cresceu em Manaus

Manaus ganha um novo templo por semana

Atualizado: Segunda-feira, 26 Março de 2012 as 11:38

De acordo com estimativa da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (Omeam), O Amazonas concentra cerca de  870 mil evangélicos, sendo cerca de 630 mil concentrados em Manaus. Prova disso é o o número de concessões para a construção de igrejas que aumentaram em relação ao ano passado.

Conforme publicado no D24am, a prefeitura de Manaus recebeu oito solicitações para construção de igrejas nos dois primeiros meses do ano, pouco mais da metade do que foi registrado em todo o ano de 2011. A área da cidade mais procurada por novas instituições é a zona norte, segundo dados do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).

Para conceder a licença, a Prefeitura analisa os parâmetros urbanísticos, como os afastamentos frontal, laterais e fundos, quantidade de vagas de estacionamento, área permeável, coeficiente de aproveitamento máximo do terreno e taxa de ocupação,  além do  projeto arquitetônico e outros documentos. O projeto de análise de tráfego precisa ser aprovado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans).

A doutora em geopolítica Carolina Silva está pesquisando a expansão e o nível de influência das organizações religiosas  em áreas carentes de Manaus avalia que em algumas comunidades a igreja é a única opção de convívio social, e cumpre também  o papel de escola, recreação e assistência  social. “Até a década de 1970 era a Igreja Católica que estava presente na periferia, hoje são as evangélicas”. 

veja também