O anzol e as iscas do inimigo

O anzol e as iscas do inimigo

Atualizado: Sexta-feira, 26 Julho de 2013 as 12:42

anzolSubmetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês (Tg 4.7).
 
No livro “O Velho e o Mar”, o escritor conta a história de um pescador experiente que há tempos não pescava nada. Em alto-mar, ele lança o anzol com uma isca apetitosa e espera pacientemente a chegada de um peixe. De repente, a linha se move. Uma fisgada. Outra, e outra mais. Lá está o grande peixe. “Anda cá”, diz o velho, “faça a volta. Não seja tolo, peixe, coma a isca agora mesmo. Não fique aí nadando daqui para lá, coma”. Ao morder a isca, o peixe percebe que não pode ir mais longe porque o anzol o segura. Agora ele está preso ao pescador.
 
Assim como o pescador espera o peixe em alto-mar, a Bíblia nos ensina que há alguém à procura do cristão. Ele tem um anzol coberto por uma isca que chama atenção. No livro de Jó lemos o diálogo que Deus travou com Satanás: “De onde você veio?” “De perambular pela terra e andar por ela” (Jó 1.7). Ele rodeia o mundo pacientemente, lançando anzóis com iscas convidativas – sempre preparadas com aquilo que mais atrai o coração humano. Está procurando agarrar alguém que aceite o seu oferecimento.
 
No texto que você leu hoje, Pedro compara Satanás a um leão faminto. Seu ataque é fulminante. O cristão se vê agarrado pelo inimigo. É como um peixe seguro pelo anzol. A luta começa. É uma batalha extraordinária. Podemos tentar resistir tenazmente, mas somente venceremos com a ajuda daquele que é mais poderoso do que Satanás. Nada mais pode nos ajudar – nem vontade, religião, trabalho ou família. Somente Jesus tem o poder que seus seguidores precisam para vencer a luta contra o inimigo, que está ao seu redor lançando o anzol com iscas apetitosas.
 
Assim como o pescador prepara a isca específica para o peixe que quer pegar, também Satanás usa atrativos diferentes. Cada cristão deve olhar para si mesmo, conhecer suas fraquezas, buscar a ajuda de Deus e resistir aos convites de Satanás. – JG
 
Que Cristo nos ajude a escapar das iscas lançadas por Satanás!
 

veja também