O cerne da Igreja está na vida e no relacionamento das pessoas

O cerne da Igreja está na vida e no relacionamento das pessoas

Atualizado: Terça-feira, 19 Março de 2013 as 7:33

 

amizadeLeitura Bíblica: 1 Tessalonicenses 3.6-9
 
Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos (Fp 4.5).
 
Ao pensarmos em “igreja”, geralmente nossa mente visualiza um prédio, uma catedral, uma capela, ou seja, uma estrutura física. Talvez, se pensarmos um pouco mais, imaginaremos um coro, pessoas cantando, um pregador, rituais, símbolos, ou seja, uma estrutura religiosa. 
 
Não há nada de errado com essas imagens, pois elas retratam aspectos da Igreja. Porém, o cerne da Igreja não está em sua arquitetura ou em seus ritos religiosos, mas na vida e no relacionamento das pessoas que, por seguirem a Cristo, a compõem. Muito além das coisas que unem ou separam diferentes tendências religiosas cristãs, ser Igreja é, em última (e primeira!) instância, ser um genuíno seguidor de Cristo, cuja vida vai sendo por ele mudada a cada passo dessa caminhada. 
 
Paulo, que havia fundado várias igrejas, está recebendo a visita de Timóteo, que lhe traz notícias dos cristãos de Tessalônica (os tessalonicenses). Ele não conta como está a construção do templo, nem o que o coro está ensaiando no momento, mas diz como estão as pessoas em seu crescimento na fé e na prática do amor! Paulo, por sua vez, está passando por problemas, mas, ao ouvir as notícias de que seus “filhos na fé” estão firmes com Deus, ele se sente animado e fortalecido e, acima de tudo, alegre e grato a Deus por causa deles.
 
Uma das coisas mais importantes da Igreja é a maneira como as pessoas se relacionam (quer façam parte do mesmo grupo religioso ou não), tanto com Deus, quanto com o próximo. O mundo anseia por relacionamentos consistentes, sinceros, amorosos e não-interesseiros. O relacionamento entre os cristãos e destes para com quem quer que seja deve ser uma expressão genuína do amor acolhedor e renovador de Deus, que gera satisfação e alegria, como gerou em Paulo, como pode gerar em você, como pode gerar em alguém outro, neste dia! – WMJ
 

veja também