"O Espírito Santo é o holofote que evidencia Jesus", diz presidente da IAP

"O Espírito Santo é o holofote que evidencia Jesus", diz presidente da IAP

Atualizado: Quarta-feira, 2 Dezembro de 2009 as 12

Por Juliana Simioni - www.guiame.com.br

Na 45ª Assembleia Geral da Igreja Adventista da Promessa, que aconteceu em Sumaré (SP), nos dias 27, 28 e 29 de novembro, a liderança trabalhou o tema Espírito Santo, divido em três tópicos: "Espírito Santo: O Deus que vive na Igreja; "Espírito Santo: Seus grandes feitos"; e "Espírito Santo: o Deus que atua na Igreja". Este últim foi o tópico ministrado no sábado à noite pelo pastor José Lima de Farias Filho, presidente da IAP.

Holofote de Jesus   A base bíblica do sermão foi Romanos 8:11-27. Uma curiosidade observada pelo pastor foi a de que este capítulo cita o Espírito Santo 21 vezes. Ele apontou que talvez não haja outro capítulo na Bíblia com tantas referências a Ele.

Além disso, Lima evidenciou a presença atuante do Espírito Santo, exposta naqueles versículos, mostrando cinco atuações dele na igreja. Segundo o pastor, a primeira delas é que o Espírito Santo Glorifica o Salvador da Igreja.

Ele lembrou a humilhação que Jesus sofreu até a crucificação, considerada a morte mais desonrosa do período, aplicada apenas às pessoas mais indignas. Por outro lado, ressaltou que a ressurreição foi o primeiro degrau de sua glorificação, e após ela, a atuação do Espírito Santo. O pastor chegou a comparar o Espírito Santo ao holofote, explicando que em um teatro o holofote é posicionado de forma que não apareça, mas evidencie a pessoa para a qual está voltado. "O Espírito Santo é o holofote oculto que ilumina e evidencia Jesus!", exclamou.

A vitória, a herança e a salvação da Igreja   Promover a vitória da Igreja é a segunda atuação do Espírito Santo citada por José Lima, que descreveu alguma atuações públicas do inimigo como: impureza, lascívia, discórdia, vaidade, matança, entre outras. O pastor enfatizou que o Espírito milita contra a carne para conceder vitória para igreja. "O dia que você pecar e der gargalhada, você é o mais miserável dos homens, mas o dia que pecar e ficar agoniado, significa que o Espírito Santo está aí dentro de você se movimentando, querendo conceder vitória", afirmou.

Segundo o preletor, a terceira atuação do Espírito Santo é destacar a herança da Igreja. Referindo-se ao versículo 17 de Romanos 8, ele reiterou que somos filhos e herdeiros de Deus. "Somos herdeiros de uma herança incorruptível, mas essa herança é para o futuro", observou.

Garantir a salvação da Igreja foi a quarta atuação do Espírito Santo citada pelo pastor. Baseado em Efésios 1:14, passagem onde Paulo afirma que o Espírito Santo é o penhor da nossa herança. José Lima ponderou o fato de a Igreja ainda ser pastoreada e composta por pecadores e possuir muitas imperfeições. "Mas que um dia será perfeita, bela, santa, imaculada e irrepreensível, e o Espírito Santo, que nela atua, é a própria garantia disso", completou.

Intercessor   "O Espírito Santo assiste a fraqueza da Igreja", essa foi a quinta atuação citada pelo mensageiro, que enfatizou o versículo 26 de Romanos 8, o qual revela que o Espírito Santo intercede pelos seus com gemidos inexprimíveis. Ele destacou que os filhos de Deus têm dois intercessores divinos: Cristo, o intercessor nas cortes celestiais, e o Espírito Santo, intercessor na terra. "E por agir dentro de nós, essa intercessão que o Espírito Santo expressa em gemidos é sempre eficiente. Jamais falha", acentuou o pastor.

Após o sermão, José Lima convidou toda a Igreja para glorificar a Deus com a leitura conjunta de Romanos 8:31-39.

Em entrevista ao Guia-me, o pastor Nilton da Silva, brasileiro que está há sete anos cuidando da Igreja Adventista da Promessa em Portugal, falou da importância de trabalhar o tema Espírito Santo:"Na Europa as pessoas são mais frias e caminham para o individualismo, mas queremos mudar isso. Levar o que foi trabalhado aqui para lá vai ser maravilhoso, pois também estamos ansiosos pelo primeiro batismo no Espírito Santo".

Leia também: Espírito Santo é exaltado na 45ª Assembleia Geral da IAP

Leia também: "O Deus que vive na Igreja é livre de preconceito", diz pastor em evento da IAP Leia também: "O Espírito Santo também age nos incrédulos", afirma palestrante em assembleia da IAP

Leia também: "Somos tentados a nos ver &melhores& quando subimos ao púlpito", afirma pastor em Assembleia da IAP

veja também