"O Espírito Santo também age nos incrédulos", afirma palestrante em assembleia da IAP

"O Espírito Santo também age nos incrédulos", afirma palestrante em assembleia da IAP

Atualizado: Quarta-feira, 2 Dezembro de 2009 as 12

Por Juliana Simioni - www.guiame.com.br

Na 45ª Assembleia Geral da Igreja Adventista da Promessa, que aconteceu em Sumaré (SP), nos dias 27, 28 e 29 de novembro, a liderança trabalhou o tema Espírito Santo, divido em três tópicos, sendo: O Deus que vive na Igreja, Seus grandes feitos e o Deus que atua na Igreja.

O tópico &Espírito Santo: Seus grandes feitos&, trabalhado na tarde de sábado, foi subdividido em curtas palestras por três mulheres: Missionária Célia Correa do Nascimento Beltran, Diaconisa Elaine Fontana Cunha e Diaconisa Rute Soares.

O Espírito Santo e a Bíblia

A missionária Célia Beltran foi quem fez a primeira das três palestras, com o tema &Os grandes feitos do Espírito Santo em relação à Bíblia&. Célia relatou a ligação entre o Espírito Santo e a Bíblia. "Ele agiu para que a Bíblia fosse escrita e para que fosse guardada e conservada pelos séculos e chegasse até nós", disse. O enfoque da ministração da missionária foram dois grupos de pessoas privilegiados pelos feitos do Espírito Santo em relação à Bíblia: os escritores e os leitores.

Com base em II Pedro 1:21, Célia ensinou que Deus usou homens imperfeitos, de diferentes locais e épocas, para registrar Sua palavra. "Foi a atuação do Espírito Santo naqueles homens que os levou a escreverem", afirmou a missionária. Ela abordou a influência do Espírito Santo na compreensão das Escrituras Sagradas pelo homem: "As coisas que Deus preparou para os que os amam só podem ser compreendidas por nós, por meio dessa iluminação".

Os grandes feitos do Espírito Santo em relação a Cristo

A segunda palestra, feita pela diaconisa Elaine Fontana, mostrou a presença constante do Espírito Santo na vida Jesus na terra, baseada na passagem de Lucas 4:18, na qual Jesus afirma que o Espírito do Senhor está sobre Ele. A diaconisa avaliou três momentos importantes da atuação do Espírito Santo na vida de Cristo. Segundo ela, o primeiro foi em sua concepção sobrenatural. Elaine leu o versículo 35 de Lucas 1, no qual o anjo Gabriel diz a Maria, que era virgem, que desceria sobre ela o Espírito Santo para que pudesse dar a luz ao Filho de Deus.

O segundo momento, para a missionária, foi o ministério de Jesus, quando Ele pregava, curava e libertava as pessoas. A diaconisa exemplificou com o batismo, a tentação e o ensino de Jesus. "Nosso Senhor não apenas nasceu por intermédio do Espírito Santo, mas exerceu todo o seu ministério através dele", disse. O sacrifício de Jesus foi o terceiro momento citado com base na carta aos Hebreus 9:14, que afirma que Cristo entregou-se com gratidão ao sacrifício, com a ajuda do Espírito Santo. "Além disso, foi mediante a ação do Espírito Santo que Jesus se levantou dos mortos e foi declarado verdadeiro Filho de Deus e Salvador do mundo", afirmou Elaine.

A ação do Espírito Santo no mundo

A diaconisa Rute Soares ministrou a terceira e última parte da palestra, com o tema &Os grandes feitos do Espírito Santo em relação ao mundo&. No início de sua fala, Rute Soares ensinou que o fato de o Espírito Santo agir na Igreja e na vida dos "salvos" é apenas uma parte da verdade. "Ele também age no mundo perdido, nas prisões, no lixo, nos incrédulos, nos que não aguardam a volta de Jesus, nos que não sabem que Deus ama, cura e liberta", exclamou.

A palestrante expôs as duas grandes ações do Espírito Santo no mundo. A primeira, segundo ela, é que Ele age a fim de convencer os não-crentes do pecado da incredulidade, da justiça de Cristo - autenticada na ressurreição de Jesus e em sua recepção pelo Pai nos céus-, e do juízo, referindo-se à derrota e julgamento de satanás e ao destino daqueles que se recusarem a crerem em Cristo. A segunda ação do Espírito Santo, citada pela diaconisa, é a regeneração dos não-crentes e ela explicou que ela acontece porque no trabalho de convencimento do pecado, da justiça e do juízo, o Espírito Santo gera arrependimento e fé dentro das pessoas.

"A Regeneração é o novo nascimento, maior milagre na vida um ser humano", disse Rute, que ressaltou o fato de o ser humano não poder fazer isso sozinho, mas somente pela obra do Espírito Santo, de acordo com Tito 3:5. "Quando o novo nascimento acontece na vida de alguém, na folha dele que fica no tribunal de Deus é carimbado: JUSTIFICADO. Glória a Deus!", bradou.

Leia também: Espírito Santo é exaltado na 45ª Assembleia Geral da IAP

Leia também: "O Deus que vive na Igreja é livre de preconceito", diz pastor em evento da IAP Leia também: "O Espírito Santo é o holofote que evidencia Jesus", diz presidente da IAP

Leia também: "Somos tentados a nos ver &melhores& quando subimos ao púlpito", afirma pastor em Assembleia da IAP

veja também