O processo burocrático para abertura de uma igreja leva apenas 5 dias enquanto empresas demoram 119 dias

Jornalistas denunciam o processo fácil para abrir uma igreja

Atualizado: Quarta-feira, 22 Fevereiro de 2012 as 11:33

Um grupo de jornalistas da Folha resolveu investigar como funciona o processo burocrático para aberturas de instituições religiosas no Brasil. Atualmente no país abrir uma empresa no Brasil demanda 119 dias distribuídos em 13 procedimentos burocráticos, que saem por R$ 2.038.

Em 2009 juntamente com outros colegas jornalista, Hélio Schwartsman, criou a Igreja Heliocêntrica do Sagrado EvangÉlio.Criada como experimento jornalístico e com estatutos descritos por eles como puro nonsense teológico, o procedimento de abertura custou cinco dias (não consecutivos) e R$ 418.

Munidos do registro em cartório e do CNPJ, o grupo abrimos uma conta bancária e fizeram aplicações financeiras que estavam livres de impostos, uma vez que se tratava de instituição religiosa.

Após constatar o contraste chocante entre o tempo e os custos para se abrir uma igreja em relação a uma empresa, o grupo afirma que dá para defender que a fé não seja tributada, mas o mesmo poderia ser dito de itens ainda mais essenciais à vida, como alimentos e remédios, sobre os quais incidem impostos às vezes bastante pesados.

 

Com informações da Folha e Paulopes Weblog

veja também