"O riso pode trazer libertação" diz humorista evangélico

"O riso pode trazer libertação" diz humorista evangélico

Atualizado: Segunda-feira, 8 Agosto de 2011 as 3:17

Um grupo de humor formado por evangélicos promete divertir a platéia com um show de Stand-Up Gospel nesta segunda-feira (8), na Avenida 15 de novembro, 886 – Centro de Itapecerica da Serra (Grande São Paulo). O espetáculo, nomeado como “Tempo de Rir”, é inspirado na passagem bíblica de Eclesiastes 3.

O elenco do show é formado pelo humorista Beto Peregrine e pelos produtores Paulo Zamparo e José Ferreira, que apresentam melôs, piadas, paródias de músicas evangélicas e esquetes do cotidiano sob o ponto de vista cristão de forma limpa e bem humorada.   Em entrevista ao portal Igospel o humorista Paulo Zamparo falou sobre o stand up gospel e os efeitos do riso na vida do cristão. Confira a entrevista na íntegra:

  iGospel: Como surgiu a idéia de realizar um espetáculo de Stand Up Comedy Gospel? Paulo Zamparo (PZ) - Eu já fui produtor de comédia no meio secular durante anos. Já produzi diversas peças de teatro e isso me deu um conhecimento vasto sobre o assunto. A idéia surgiu, quando eu vi a necessidade de trazer tudo isso pro meio evangélico. Quando conheci o Beto Peregrine, que já realizava apresentações de Stand-Up Comedy há mais de cinco anos, eu decidi me unir a ele e juntamente com o José Ferreira criamos o grupo Comédicos. Nós criamos o espetáculo “Tempo de Rir e estamos juntos nesse projeto há seis meses.

iGospel: Alem de promover momentos de diversão. O espetáculo é uma estratégia evangelística? PZ - Com certeza, é. Existem pessoas que tem resistência em assistir um culto, mas não colocam barreiras para ir em eventos de humor. Nosso projeto tem trazido muitas vidas para Jesus. A gente acredita que o riso pode trazer libertação. Eu presenciei casos de pessoas que foram libertas da depressão por causa das nossas apresentações.

iGospel: O Standy-Up Comedy está em alta. Inclusive, alguns meios de comunicação promovem competições. Que estratégias vocês utilizaram para trazer esse conceito pro meio gospel? Quais são os desafios? PZ - O Stand-Up Comedy, que em inglês ao pé da letra significa “comédia em pé” é uma comédia limpa e possui cenário, assim como qualquer outra apresentação. A diferença é que os personagens abordam assuntos do cotidiano e fazem piadas sobre isso. O nosso show é uma mescla de Stand-Up Comedy, imitações e melôs. Os melôs também são muitos utilizados no meio humorístico. Eles consistem em você usar uma letra de música para um tema cômico. Por exemplo, nós temos o melô do crente careca e temos também o melô do crente indigente. Nós buscamos fazer tudo com ética e respeito. Não usamos brincadeiras de duplo sentido, não ridicularizamos o evangelho, não falamos palavrão. E como não usamos as estratégias que os artistas do meio secular usam para atrair o público, o nosso principal desafio é em meio a essas restrições fazer o público rir. Mas em relação a isso, nós estamos tranqüilos, porque a aceitação do público tem sido extremamente positiva.

iGospel: O público evangélico é muito diversificado. Como vocês buscam atingi-lo ao máximo? PZ - É bem complicado, porque existem pessoas que tem uma certa resistência e preconceito. Mas nós temos pontos positivos. O Beto Peregrine é da Assembléia de Deus, que é mais tradicional e eu e o José Ferreira freqüentamos a igreja Missão Evangélica Moriá, que segue mais a linha neopentecostal como o Bolo de Neve e a Renascer. Com isso, nós conseguimos atingir todos os públicos. Já que cada igreja alcança um tipo de pessoa diferente. Nós também procuramos diversificar bastante. É bom deixar claro que o nosso espetáculo serve para todas as idades. As crianças inclusive adoram.

Serviço:

Apresentação e gravação do espetáculo “Tempo De Rir”

Data: 8 de agosto

Horário: 20h

Endereço: Avenida 15 de novembro, 886 – Centro de Itapecerica da Serra

Site oficial: www.tempoderir.com.br

    Por Pollyanna Mattos Com informações do Igospel

veja também