O Triângulo do Reino

O Triângulo do Reino

Atualizado: Segunda-feira, 7 Fevereiro de 2011 as 10:59

Enfrentando a crise da nossa era

É possível hoje ser intelectualmente desenvolvido, emocionalmente centrado e satisfeito com uma vida de intimidade com Deus e ter uma vida interior vibrante, marcada pelo poder sobrenatural do Reino e as manifestações miraculosas do poder do Espírito? Esse triângulo é o caminho para fazer a Igreja de Cristo avançar e para que um número crescente de indivíduos, comunidades e igrejas cristãs possa fomentar os três aspectos do discipulado holístico.

Em O triângulo do Reino, o respeitado pensador J. P. Moreland fornece uma análise persuasiva das influências e do impacto que uma cultura ocidental — dominada pelo naturalismo científico e pelo pós-modernismo — provoca nos cristãos de hoje.

Sem se dar por satisfeito com longos debates, Moreland apresenta uma abordagem tríplice do problema, a fim de que cristãos e igreja recuperem a cosmovisão bíblica e, com isso, o poder de viver no Reino e causar impacto revolucionário no mundo. Um livro extraordinário para ser lido a sós e também com as pessoas que participam de seu círculo de influência.

O triângulo do Reino aqui apresentado deve fazer parte da sua vida diária e das estruturas da igreja local a fim de produzir comunidades revolucionárias que não dobrem os joelhos para o Baal do secularismo que nos cerca.

“Com inequívoca agudeza de espírito e explicações lúcidas, Moreland ajuda o cristão atento a compreender as questões que redemoinham à nossa volta e a retornar a uma apresentação responsável do “caminho de Cristo” como um caminho de conhecimento, com todos os direitos e responsabilidades resultantes. Moreland escreve para o leigo, mas suas afirmações subsistem ao escrutínio mais absoluto e crítico. Ele entende de conhecimento e do conhecimento do caminho de Cristo. Isso é sua vida.” — DALLAS WILLARD, escritor

“Temos aqui um chamado irrefutável para renovar a mente, reabastecer a alma e liberar o Espírito. É Moreland em seu melhor estilo: impetuoso, prático, bem fundamentado e, acima de tudo, cheio de esperança. Um livro essencial que não deve ser ignorado.” — LEE STROBEL, autor de Em defesa da fé

Prescrição para uma cultura em crise

Crise é palavra usada com exagero, mas não uma descrição forte demais para a sociedade ocidental contemporânea. O que vemos é moral à deriva e confusão. Desintegração da família e dos usos e costumes quando o assunto é sexo. Solidão desmedida, depressão e tédio diante da vida. Discursos políticos pomposos e insípidos. Preocupação com o vulgar e banal. Obsessão pela felicidade pessoal. Tudo isso, afirma J. P. Moreland, em consequência da adoção de duas influentes visões de mundo: o naturalismo científico e o pós-modernismo. Ao mesmo tempo, a cosmovisão bíblica, única esperança para o mundo, tem sido posta de lado por nossa cultura.

É triste constatar que a igreja e seu povo também têm sido grandemente influenciados por essas tendências. O resultado é a vida pessoal dos cristãos refletindo mais a cultura circunstante que o caminho de Cristo, demonstra pouca evidência do poder do evangelho. Além disso, a influência transformadora da igreja sobre a sociedade vem decaindo. Muitos reconhecem que existe um problema, mas o caminho para seguir em frente parece obscuro.

Em O triângulo do Reino, Moreland apregoa um manifesto cristão para o século XXI com o intuito de retomar o drama e o poder de viver no Reino. Na Parte 1, ele analisa e critica com perspicácia as visões naturalista e pós-moderna de mundo. Mostra como elas passaram a moldar nossas instituições culturais e nos conduziram à crise social presente.

Moreland, todavia, não se priva de esperança. Na Parte 2, detalha uma estratégia para a comunidade cristã recuperar a autoridade e a influência da vida do Reino no mundo. Extraindo nova compreensão do livro de Atos e da igreja primitiva, Moreland delineia três componentes inseparáveis:

O restabelecimento da importância da mente cristã A renovação da alma e da formação espiritual A restauração do poder do Espírito Santo ao centro da vida cristã

Moreland acredita que o cristianismo evangélico pode amadurecer e livrar a sociedade em redor do atoleiro sem sentido em que se encontra. Como diz o autor no prefácio: “Quero fomentar uma revolução na vida evangélica. [...] Meu propósito é mobilizar, inspirar, antever e instruir um exército de homens e mulheres que protagonizem uma revolução em favor da causa de Cristo”.

J. P. MORELAND é um dos principais pensadores evangélicos da atualidade. Conceituado professor de filosofia da Talbot School of Theology e diretor do Eidos Christian Center, diplomado em filosofia, teologia e química, Dr. Moreland leciona teologia e filosofia em várias escolas dos Estados Unidos. Escreveu diversos livros, incluindo Filosofia e cosmovisão cristã, Does God Exist?, The Lost Virtue, Body and Soul, Jesus under Fire. É colaborador de revistas cristãs e periódicos acadêmicos. Dr. Moreland serviu dez anos na Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo norte-americana, implantou duas igrejas e já proferiu palestras em mais de 200 campi universitários e centenas de igrejas.

Ficha Técnica:

ISBN: 978-85-383-0190-5 Páginas: 288 Formato: 16 x 23 Categoria : VIDA CRISTÃ: Cristianismo/Filosofia/Atualidade Acabamento: Brochura Autor: J. P. Moreland

veja também