O velho também tem seu valor

O velho também tem seu valor

Atualizado: Sexta-feira, 2 Dezembro de 2011 as 8:31

Vivemos dias acelerados. Dias onde o que é lançamento hoje amanhã já cai em desuso. Meu computador que era moderno quando comprei há alguns anos atrás hoje assiste ao meu desejo de obter um computador mais leve e mais portátil. As pranchas também vivem em constantes mudanças, uma hora vemos modelos mais finos e com designes modernos e em outro momento sentimos a atmosfera 'retro' ocupando seu espaço novamente entre nós.

Independente da área vemos que o assunto é muito sério e que se não tomarmos cuidado vamos estar aprisionados a tal pensamento e estilo de vida onde o 'velho' não tem valor algum inclusive as pessoas.

Imagine ter ao seu lado um técnico Mark Richards ou Tom Currem, que tal? Muito velho? Ou quem sabe Shaun Thomson? Quem teria mais condições de ser um bom técnico de surf? Seria alguém com menos idade ou alguém mais experiente? As pessoas são descartáveis para você? Ou são como os objetos que logo perdem seu valor e destaque com a chegada do novo?

Para se formar um verdadeiro campeão, não se estuda apenas o surf, é necessário formar idéias e lapidar os pensamentos já existentes. A voz da experiência é muito bem vinda quando estamos avançando rumo dias melhores, dias de vitórias.

Infelizmente muitos acreditam que o velho não tem nada de bom a não ser velhas e enfadonhas histórias para contar. Adota-se tudo que se diz novo e muito embora o novo seja uma cópia ou versão das coisas velhas muitos ignoram o que foi dito por homens sábios séculos atrás e comentem erros graves por uma simples falta de atenção às "dicas" deixadas pelos "velhos".

Observar e praticar essas dicas preciosas são um grande passo rumo à vitória e a formula para uma vida vitoriosa está no velho manual da vida inspirado pelo próprio autor, Deus!

Vejamos algumas dicas antigas do velho Rei Salomão que reinou entre 970 a 931 antes de Cristo:

1. Os conselhos são importantes para quem quiser fazer planos, e quem sai à guerra precisa de orientação.Provérbios 20:18

2. Os planos dos justos são retos, mas o conselho dos ímpios é enganoso.Provérbios 12:5

3. Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros.Provérbios 15:22

4. Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio. Provérbios 19:20

E ai? Vai ficar com esses velhos conselhos ou seguir tudo que se diz 'novo'? Cuidado! Leia a Bíblia diariamente em busca da verdadeira sabedoria.

Por Marquito Santos

veja também