Obama suspende restrições a pesquisas com células-tronco

Obama suspende restrições a pesquisas com células-tronco

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

O presidente americano, Barack Obama, anunciou nesta segunda-feira o fim de várias restrições para pesquisas com células-tronco feitas com verbas federais. "Milagres médicos não acontecem simplesmente por acidente", disse ele ao fazer o anúncio que representa uma grande mudança na política americana. O ex-presidente George W Bush tinha bloqueado o uso de qualquer verba federal para pesquisas com linhagens de células-tronco criadas depois de 9 de agosto de 2001.

Analistas afirmam que a decisão de Obama também pode levar o Congresso americano a suspender uma outra proibição, a de gastar o dinheiro de impostos para criar embriões.

"Não posso garantir que encontraremos os tratamentos e as curas que procuramos", disse Obama. "Mas prometo que vamos procurá-los, ativamente, com responsabilidade e com a urgência necessária para compensar o terreno perdido", disse ele, se referindo ao ator e ativista em defesa do uso de células-tronco, Christopher Reeve.

Obama ordenou que órgãos de saúde formulem, dentro de 120 dias, diretrizes sobre como as pesquisas federais devem proceder sobre células-tronco que são produzidas em laboratórios privados. Mas disse que não permitirá que a pesquisa com células-tronco estude a clonagem humana que, segundo ele, "não tem espaço na nossa ou qualquer sociedade".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições