Obedecer e experimentar a justiça de Deus

Obedecer e experimentar a justiça de Deus

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:05
Leitura Bíblica: Ezequiel 34.1-16
 
ajudaQuando eu livrar o meu povo daqueles que o escravizaram e quebrar as suas correntes, aí todos ficarão sabendo que eu sou o Senhor (Ez 34.27b, NTLH).
 
Não é estranho pensar que justamente as pessoas que deveriam ajudar um povo a ter paz e justiça, saúde e bem-estar, segurança e felicidade, estão na verdade conduzindo-as para a sua própria desgraça? Percebam as evidências da injustiça nos mais diversos níveis: governantes atuam conforme o interesse das elites econômicas, magistrados julgam por suborno, líderes religiosos anunciam paz e bênçãos em troca de dinheiro, pais abusam da sua autoridade para dominar os filhos.
 
Na leitura de hoje, vimos que Deus pronuncia uma palavra de juízo, mais especificamente uma condenação, àqueles que promovem a injustiça, ou mesmo àqueles que nada fazem para impedi-la. O julgamento é dirigido contra os pastores de Israel. Não devemos entender esta palavra no sentido atual, em que pastores são líderes de igrejas. Os pastores em questão são todos os líderes de Israel (governantes, magistrados e sacerdotes), que deveriam conduzir o povo de acordo com a vontade de Deus.
Tudo o que Deus estava exigindo deles era a obediência ao primeiro mandamento: “Eu sou o Senhor teu Deus, não terás outros deuses diante de mim”. O que o Senhor deseja é a obediência que brota da fé. Tal obediência produz na vida do que crê um desejo por fazer a vontade de Deus, isto é, de cumprir os outros nove mandamentos (você pode conhecê-los em Êxodo 20.1-17).
 
Era somente isto que Deus queria dos líderes do povo de Israel: a fé obediente! A injustiça, a maldade, o pecado estarão sob o controle de Deus quando nós nos submetermos ao Senhor. O versículo em destaque nos alerta que somente Deus pode acabar com a injustiça e com o poder que nos escraviza, que é o pecado. Esta promessa Deus cumpriu de forma definitiva na cruz de Jesus Cristo. Pela fé em obediência colaboramos no projeto de paz e justiça de Deus para este mundo. – AS
 
Quem crê e obedece a Jesus Cristo experimenta libertação de toda a injustiça.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições