ONU exige a denúncia de pedófilos por parte do Vaticano

ONU exige a denúncia de pedófilos por parte do Vaticano

Atualizado: Quarta-feira, 5 Fevereiro de 2014 as 12:19

ONU exige que Vaticano denuncie os pedófilos à políciaA Santa Sé recebeu um novo alerta da Organização das Nações Unidas sobre a investigação de casos de abusos sexuais infantis cometidos por clérigos. Em um relatório publicado nesta quarta-feira o comitê investigativo pediu ao Vaticano que " afaste de imediato de suas funções todos os autores conhecidos e suspeitos de abusos sexuais de crianças, assim como denunciá-los às autoridades competentes para que os investiguem e sejam processados".
 
A Santa Sé já havia sido publicamente confrontada - pela primeira vez - em razão de abusos sexuais de sacerdotes contra crianças. O fato ocorreu em uma audiência da ONU, realizada em Genebra (Suíça).
 
Em respostas às duras acusações, o enviado do Vaticano, arcebispo Silvano Tomasi reconheceu que tais crimes “jamais poderiam ser justificados” e disse que a prevenção de abusos é "uma preocupação real e imediata".
 
Neste relatório mais recente, a Comissão apontou alguns problemas que permanecem no sistema da igreja, como a a política de transferir de paróquia os sacerdotes pedófilos.
 
“A prática da mobilidade permitiu que muitos padres permaneçam em contato com as crianças e seguissem abusando de eles, além de continuar expondo crianças de numerosos países a um alto risco de sofrer abusos sexuais”, destaca o documento.
 
Uma investigação interna da situação foi solicitada pelo Comitê, para que os responsáveis possam ser processados e para que uma “compensação total” possa ser paga às vítimas e às suas famílias.
 
Com informações de O Globo / Agências Internacionais

veja também