Oração em línguas no Facebook causa polêmica nos EUA

Oração em línguas no Facebook causa polêmica nos EUA

Atualizado: Sexta-feira, 2 Setembro de 2011 as 3:17

A televangelista pentecostal e auto-proclamada profetisa Juanita Bynum despertou a curiosidade de alguns usuários da Internet e da comunidade cristã devido a vários comentários na sua página do Facebook, onde ela parece escrever "em línguas".

Ministra Pentecostal Juanita Bynum surpreendeu com as suas mensagens de oração na sua página do Facebook onde a ministra parece orar “em línguas.”

Em uma série de mensagens publicadas em 17 de agosto, em uma das muitas páginas de Bynum no Facebook, a ministra escreveu mensagens, que os comentadores e críticos acreditam terem sido escritas enquanto ela orava em línguas.

Na primeira mensagem às 15:57, parecia que Juanita Bynum II, a titular da conta para a página de Facebook, começou a orar por Zachery Tims, o ministro da mega-igreja da Flórida que foi encontrado morto num quarto de hotel de Nova Iorque em 12 agosto:

"DEUS ORAMOS PELA FAMíLIA DA IGREJA DESTINADA .... ORAMOS PELA FORÇA DO PASTOR RIVA TIMS .... DEUS FORTE ... DÊ-NOS FORÇA ..... SOMOS O CORPO QUE SENTE ESSA DOR ..... TODOS NÓS A SENTIMOS ..... CUBRA AS MENTES DOS SEUS FILHOS ... AGARRE-OS EM SEUS BRA~OS SENHOR JESUS ...... SEDE UM CONFORTO PARA ELES ..... VOCê é AQUELE QUE PROVê...."

A oração continuou em uma segunda mensagem marcando a mesma hora:

"VOCÊ É A ROCHA E O ESCUDO E A ÂNCORA ....... AFASTE TODOS OS ABUTRES... QUE VIRÃO PARA GANHOS GANANCIOSOS E NãO SE PREOCUPAM COM AS PESSOAS QUE ESTÃO SOFRENDO NESSA IGREJA ...... ENVIE-LHES AJUDA PAI ... ENVIE-LHES AJUDA ESPIRITUAL QUE POSSA AJUDAR A CURá-LOS E A RESTAURAR SUAS PERNAS EM VOCÊ DEUS!!!!!"

Na terceira mensagem, publicada cerca de um minuto mais tarde, o texto em “línguas” começou a aparecer.

"ENVOLVA-OS NO ESPÍRITO ... DÊ-LHES UMA MENTE PARA ORAR COMO NUNCA ANTES .... APELAMOS A VOCÊ JESUS .... VOCÊ É NOSSA AJUDA E NOSSA ESPERANÇA!!!!!!!! NDHDIUBGUGTRUCGNRTUGTIGRTIGRGBNRDRGNGGJNRIC VOCÊ É NOSSA AJUDA E NOSSA ESPERANÇA .... RFSCNGUGHURGVHKTGHDKUNHSTNSVHGN VOCÊ DEUS ...... VOCÊ É NOSSA AJUDA E NOSSA ESPERANÇA!!!!!! NOSSA ESPERANÇA ESTÁ EM VOCÊ PAI ...... NOSSA FORÇA PARA UM MOMENTO COMO ESTE ESTÁ EM VOCÊ PAI ...... AJUDE-NOS AGORA......SENHOR NAO PEDIMOS AJUDA APENAS PARA ELES .... ISTO SOMOS NÓS....ESTA É UMA PARTE DE NOSSO PRÓPRIO CORPO....."

Várias mensagens de oração com textos inteligíveis continuaram a aparecer e os visitantes da página do Facebook de Bynum começaram a questionar o texto.

As mensagens de oração de Bynum atraíram logo a atenção da mídia, com um repórter em um site de espiritualidade e fé especulando que a ministra estava se comunicando "em línguas".

Em uma mensagem de oração, a visitante Cindy McCraw comentou, expressando o seu acordo.

"Eu acho que é línguas (espírito santo). Chama-se orar no Espírito", escreveu McCraw.

Outro visitante da página expressou descrença.

"Você está a escrever em línguas? Ou estão os meus olhos me enganando", questionou Damita Stargell.

Desde que as mensagens de oração apareceram, os visitantes têm vindo a debater se é possível para um Cristão escrever ou digitar em línguas, já que a Bíblia retrata apenas pessoas inspiradas pelo Espírito Santo falando em línguas.

"Eu não tenho a certeza sobre escrever em línguas, pessoal...independentemente disso continuem orando, mas é melhor não escrevermos em línguas ... isso nem sequer é bíblico", escreveu Jeremias Givens, acrescentando a hashtag "#allInLove" no final de sua comentário.

Outros visitantes da página do Facebook de Bynum estavam pedindo que o texto inexplicável fosse traduzido, e para que a ministra pentecostal respondesse às especulações de que ela estava escrevendo em línguas.

"Deus não lhe disse para escrever em línguas...Eu acho que qualquer pessoa sã/espiritual sabe que isso é verdade... uma explicação/interpretação deve realmente ser feita para que a confusão e a barafunda cessem", escreveu Kischa Loree Pena. Pena continuou, "Dra. Bynum...Eu acho que você deveria se defender. Se o espírito caiu com tanta força que você perdeu o controle de sua escrita, diga-o simplesmente. Demasiadas pessoas estão sendo desviadas e alimentadas falsas doutrinas/ensinamentos num momento em que um relacionamento puro e sincero com o nosso Pai celestial é necessário...e estou triste com essas mensagens".

O The Christian Post contatou os Ministérios da Dra. Juanita Bynum terça-feira e pediu um comentário a respeito das suas controversas mensagens de oração. Uma mensagem foi tomada, mas o CP foi informado por uma recepcionista que não era claro que alguém pretendesse retornar a chamada.

As mensagens de oração de Bynum têm atraído mais de 2.000 "likes" e centenas de comentários de apoio.

No site dos Ministérios da Dra. Juanita Bynum, a ministra é descrita como uma "Conferencista Empoderadora Internacional, Musicóloga, Autora, Anfitrião de Conferências e Empreendedora".

Bynum, cujo ministério tem sede em Atlanta, Geórgia, alcançou a atenção da mídia em 2007, quando Thomas Weeks III, na altura seu marido, se declarou culpado de a agredir fisicamente em um parque de estacionamento de um hotel.    

veja também