Os cristãos devem se preocupar com aparência física? John Piper responde

O pastor ensinou os cristãos a se preocuparem mais em servir aos outros e focar menos em si mesmo.

Fonte: Guiame, com informações de Desiring GodAtualizado: terça-feira, 2 de dezembro de 2025 às 20:07
John Piper. (Foto: Reprodução/YouTube/Desiring God).
John Piper. (Foto: Reprodução/YouTube/Desiring God).

O pastor e autor John Piper ensinou como o cristão pode lidar com sua imagem corporal sem se tornar idólatra da própria aparência.

Em um episódio recente do podcast "Ask Pastor John" ("Pergunte ao Pastor John"), o pastor respondeu a pergunta de um ouvinte: “É pecado gostar da minha aparência  enquanto continuo uma rotina saudável? Se eu percebo que meu corpo está mudando, isso está errado?”.

Piper iniciou observando que até o mundo, que ignora os mandamentos de Deus, considera a preocupação excessiva com a aparência como um problema.

“Esse é o tipo de questão que é muito difícil de colocar de forma positiva, mesmo entre pessoas do mundo. Até o mundo sabe que há um problema com o tipo errado de amor por si mesmo e pela própria aparência. E sabemos que o mundo se sente assim porque criou a palavra narcisismo”, afirmou.

Focando menos em si

O pastor aconselhou os cristãos que lutam com sua aparência física a focar menos em si e se preocupar mais com os outros.

“Esteja presente como pessoa (na forma como você se veste, fala e age em público), interessada nos outros, em vez de se apresentar como uma aparência, preocupada com como você é visto”, disse.

“Vamos nos preocupar mais com a saúde, a beleza e a atratividade da nossa pessoa do que com o nosso corpo. Essa é a ênfase esmagadora da Bíblia”, completou.

Sem chamar atenção

Segundo John Piper, a forma como os cristãos se apresentam fisicamente não deve chamar a atenção, tanto pela extravagância como pelo desleixo.

“Vamos buscar se vestir, agir e falar em público de uma forma que não coloque obstáculos para outra pessoa em relação a Cristo, ao Evangelho ou à Igreja. E isso significa que deve ser evitada qualquer coisa que comunique: ‘Por favor, olhe para minha pele; por favor, olhe para minha forma’. Existem roupas que dizem: ‘Olhe para mim sexualmente’”, explicou.

“Esse objetivo de não ser um obstáculo também implicaria evitar o desleixo e a sujeira, onde as pessoas esperam que sejamos arrumados e limpos. Isso implicaria evitar estilos que — seja por serem vanguardistas ou antiquados — se destacam e recebem elogios ou críticas. Simplesmente não queremos que nossa aparência física seja o problema, seja estilosa ou desleixada”.

Modéstia

Mencionando a passagem bíblica de Provérbios 11:22, que diz: ‘Como um anel de ouro no focinho de um porco é uma bela mulher sem discrição’, Piper lembrou que a beleza da mulher cristã deve ser acompanhada de modéstia, discrição, caráter e sabedoria.

“É isso que as mães deveriam ensinar às filhas, porque se não ensinarem, o mundo vai convencer as filhas de que só existe uma maneira de serem atraentes: ou seja, do jeito que o mundo faz, o que não é verdade”, exortou o líder.

John Piper conclui ponderando que cuidar do corpo e da saúde não é pecado e que tudo deve ser feito para a glória de Deus.

“Faça seus exercícios, coma bem, se vista de forma simples e depois esqueça de si mesmo no serviço aos outros por causa de Jesus”, declarou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições