A Palavra de Deus nunca fica antiquada nem envelhece

A Palavra de Deus nunca fica antiquada nem envelhece

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:08

 

bíbliaLeitura Bíblica: 1 Tessalonicenses 1.1-10
 
A relva murcha e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre (Is 40.8).
 
Hoje lemos o início de uma das cartas escritas pelo apóstolo Paulo. Em sua época, este era um meio eficiente de entrar em contato com as igrejas e amigos que ele deixara em outras cidades. Na Bíblia temos preservadas treze de suas cartas; na maioria delas, Paulo explicou a doutrina cristã a igrejas recém-formadas. Deus tinha transformado suas vidas por meio de Cristo, mas elas queriam saber como viver para agradar ao Senhor.
 
No texto de hoje, Paulo contou aos tessalonicenses que era grato a Deus por eles, por sua fé verdadeira e por serem cristãos exemplares. Paulo tinha ajudado a fundar aquela igreja em uma de suas viagens missionárias (At 17.1-9) e soube que eles permaneceram fiéis apesar da perseguição que sofreram. Sabemos disso porque hoje podemos ler a mesma carta que aquela igreja recebeu. Mas seriam tais cartas apenas informativas para nós? Faz alguma diferença lê?las se foram escritas para pessoas que não conhecemos e que viveram em uma época tão diferente da nossa? Sim, faz! Deus não preservou esses textos como meros documentos históricos; eles também valem para nós hoje. A doutrina exposta pelos apóstolos em suas cartas respondia às dúvidas de pessoas do primeiro século, mas continuam respondendo às nossas perguntas também.
 
A Palavra de Deus nunca fica antiquada nem envelhece. Podemos até lê?la numa linguagem mais acessível, mas seus princípios não mudam. O que Deus disse aos tessalonicenses, efésios, romanos, filipenses e outros grupos por meio das cartas também se aplica à nossa vida cristã. A doutrina cristã não é ultrapassada, mesmo tendo sido escrita há muitos séculos. Em qualquer situação podemos aplicá-la, mesmo que nossos conflitos não sejam os mesmos dos primeiros cristãos. Por meio da Palavra de Deus, o Espírito Santo continua transformando vidas, orientando e corrigindo a conduta de quem a lê e pratica seus ensinos. – VWR
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições