Palavras bem ditas

Palavras bem ditas

Atualizado: Quinta-feira, 14 Novembro de 2013 as 9:31

falarLeitura Bíblica: Colossenses 4.2-6
 
A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata (Pv 25.11).
 
Há basicamente três maneiras de usarmos nossas palavras: para o bem, para o mal ou de forma neutra. Tanto Paulo quanto Salomão apelam para que usemos nosso linguajar de forma sublime: para o bem. Permita-me usar o seguinte trocadilho: uma palavra bem dita é bendita. Note que quando usamos nossa fala de forma correta e elevada, ela ganha uma concepção nobre: edifica, ou seja, contribui para o crescimento espiritual dos outros. Por isso devemos ter cuidado com aquilo que falamos.
 
Minha falecida avó tinha um ditado engraçado que dizia o seguinte: “Quem muito fala dá bom dia a cavalo”. É, no mínimo, um desperdício. Pior ainda é causar prejuízo por dizer alguma coisa fora de hora ou sem pensar. É muito fácil perder amizades, negócios e principalmente a paz, simplesmente porque deixamos escapar uma palavra irrefletida.
 
É interessante observar que na leitura bíblica de hoje podemos encontrar também outra atitude necessária ao cristão: a oração. Isso faz lembrar que, para ter total controle sobre nossas ações e palavras, precisamos estar em intimidade com Deus. Como é gratificante saber falar na hora certa, dizendo algo que transforma, dá direção e consola, entre tantos outros exemplos positivos sobre como utilizar nossa língua. Por isto, o versículo em destaque compara a palavra dita num momento oportuno com uma obra de arte, pois ela é ao mesmo tempo bela e valiosa.
 
Então, como tem sido o seu falar? Suas palavras e conselhos são preciosos a ponto de serem considerados uma obra-prima? Diante de tudo o que refletimos, que tal assumirmos o compromisso de pensar um pouco mais antes de sair falando o que vem à nossa mente? Afinal, não podemos nem devemos desperdiçar esse grande potencial com futilidades ou coisas prejudiciais. – RPM
 
Palavras bem ditas contribuem para a paz, harmonia e crescimento espiritual.
 

veja também