Papa pode ser processado por crimes contra a humanidade

Papa pode ser processado por crimes contra a humanidade

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

O papa Bento XVI pode ser processado por crimes contra a humanidade pelo biólogo e ativista Richard Dawkins. Ele e o escritor Christopher Hitchens pediram a advogados, em Londres, que estudem uma forma de responsabilizar o pontífice pelos casos de abuso sexual praticados por padres.

Caso um processo seja aberto, pode acontecer uma situação semelhante a que ocorreu com o general Augusto Pinochet. O ex-ditador chileno foi preso quando visitou o Reino Unido, em 1998. O dirigente da Igreja Católica tem agendada uma viagem à Inglaterra em setembro.

Os advogados contratados planejam uma queixa ao Tribunal Penal Internacional, na Holanda; uma ação publica ou privada por crimes contra a humanidade ou um processo civil pura e simplesmente. Segundo os especialistas, o papa Bento XVI não teria imunidade diplomática.

A Igreja de Roma rejeita acusações contra o papa. Autoridades do Vaticano negam que exista uma crise na instituição e insistem em afirmar que ocorre uma campanha de difamação.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições