Para Russell Shedd, o reino de Deus não é aqui

Para Russell Shedd, o reino de Deus não é aqui

Atualizado: Quinta-feira, 15 Abril de 2010 as 12

Apresentado por Silmar Coelho como um homem de "contribuição imensurável para a Igreja", Russell Shedd subiu ao palco do teatro do navio MSC Orchestra, na última segunda-feira, dia 12, durante o Congresso no Navio.

O teólogo, escritor, e autor dos comentários da Bíblia que leva seu nome - Bíblia Shedd, iniciou sua oração expressando humildade: "Senhor, eu sei que não mereço estar aqui, mas reconheço".

O conferencista relatou que ao chegar a Ubatuba (SP), local onde o navio estava atracado durante a ministração, sua esposa reconheceu a costa da cidade, lembrando-se da viagem de chegada ao Brasil. Em 1962, Shedd, nascido na Bolívia e filho de missionários americanos, deixava Portugal para fundar em terras brasileiras a Edições Vida Nova.

Aos 80 anos, Dr. Russell Shedd conciliou a exposição da Palavra com o equilíbrio do corpo, em razão do balanço do navio. "Estarmos aqui tão próximos do céu, e tão firmados na terra e no mar. Gente que cambaleia, mas está firme na presença do Senhor", brincou.

O Reino Abordando o texto de Daniel 7, que relata o sonho do profeta com animais simbólicos a respeito do Reino de Deus, Shedd embasou sua mensagem.

O pastor evidenciou que o termo "basileia", utilizado no original grego e traduzido como "reino", não expressa propriamente o significado de "território", mas de "autoridade real".

"A Igreja romana entendia que o reino se identificaria com a Igreja. Discordamos inteiramente da ideia de que Reino e igreja significam a mesma coisa. Reino é espiritual", disse o conferencista.

Para o líder, o apóstolo Paulo compreendeu perfeitamente o significado de "reino dos céus" ao escrever Romanos 14:17 - "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo".

Teologia da Libertação Exemplificando a tentativa humana de implantar o reino dos céus na terra, Shedd relembrou o golpe militar de 1964 no Brasil. Na época, Shedd voltava de uma viagem para uma igreja no Nordeste. Ao chegar em São Paulo (SP), encontrou uma cidade repleta de tanques de guerra.

De acordo com o teólogo, atrás desse ideal de igualdade social comunista, a teologia da libertação afirmava que a "única maneira de libertar o reino seria uma revolução esquerdista".

Em entrevista ao GUIAME.com.br , Russell Shedd afirmou que a teologia da libertação traz em sua origem "uma tentativa utópica" de criar uma realidade semelhante a de em Daniel 7, estabelecida por Cristo.

"O homem nunca vai poder colocar isso, porque não tem maneiras de transformar a pessoa internamente. Forçar as pessoas. Aliás, o sistema comunista sempre trabalhava com a força, com o poder externo", apontou Shedd.

"Por isso, Karl Marx fala em um novo homem, assim como a Bíblia, já que ele pegou muito dela", expôs o teólogo.

Morar no reino Em oposição aos reinos humanos, Shedd evidenciou que a expansão do "reino dos céus" não depende de conquistas de guerras.

"Como se entra no Reino e se pega o direito de ser membro do Reino e esperar ansiosamente pelo Reino?", questionou o líder.

A resposta foi apontada no texto bíblico de Marcos 8:33-38, especialmente no verso 34: "E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me".

"Só se entra no reino morrendo. Essa é a razão pela qual Cristo sepulta as pessoas", disse Shedd.

"Nós temos muita gente desviada no Brasil. A minha pergunta é essa: &Aquele que foi sepultado com ele e recebeu novidade de vida, será que estaria desviado?& Eu acredito que não", expôs Shedd.

O líder apontou que o apóstolo Paulo entendeu essa mensagem, ao dizer que "morrer era ganho". Eu morro todos os dias. Estou chegando rapidamente ao dia que esse corpo vai parar, se Cristo não voltar antes. Alguns vão chorar, não porque estão com vontade, mas porque têm que chorar", falou Shedd, em tom bem-humorado.

Citando 2 Pedro 1:10-11 Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis / Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo", Shedd orou pedindo que as pessoas possam estar preparadas para o cumprimento das promessas de Daniel 7 e prontas para as boas novas do Reino.

CIT 2010

O CIT 2010 acontece de 9 a 13 de abril, a bordo do navio MSC Orchestra, partindo do porto de Santos (SP), passando pela capital carioca e fazendo mais duas paradas no estado do Rio de Janeiro: Búzios e Ilha Grande.

O evento, organizado pela agência de viagens Lexus Turismo, reúne músicos e palestrantes reconhecidos internacionalmente para louvor e discussão de temas bíblicos.

Por Adriana Amorim

Fotos: Marcos Corrêa

veja também