Pastor conta princípio para vencer a tristeza: “Gaste sua vida servindo a Deus”

O pastor Joel Engel lembra das aflições de Davi e ensina a adorar e servir a Deus na hora da tristeza.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022 15:10
Imagem ilustrativa de homem com a mão no arado. (Foto: Unsplash/Eddie Kopp)
Imagem ilustrativa de homem com a mão no arado. (Foto: Unsplash/Eddie Kopp)

Em muitos momentos da vida, os cristãos se deparam com a tristeza. Mas o pastor Joel Engel faz um alerta para que este sentimento não se torne algo mais profundo, levando à depressão: satisfaça a sua alma servindo a Deus.

“A tristeza é o pior dos inimigos dos profetas”, disse Joel Engel em culto na terça-feira (15), na sede em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Em um estudo sobre o Salmos 30, o pastor observa que Davi estava sendo afligido emocionalmente, fisicamente e espiritualmente. “Esse é um salmo escrito por alguém que está sendo perseguido e oprimido por seus inimigos. Esses inimigos podem ser espirituais, materiais ou humanos”, afirma.

É nesse Salmo que Deus revela uma promessa especial: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmos 30:5)

Ao ministrar às pessoas que adoeceram ou passaram por grandes tristezas e medos, Joel Engel lembra que há dois tipos de lágrimas: as de tristeza e de alegria. Mas Deus quer gerar em nossos olhos as lágrimas de alegria e contemplação de Sua presença.

O primeiro segredo apontado pelo pastor para acabar com a tristeza é: “Cante louvores com toda a força!”

É o que diz o Salmos 30:4: “Cantem louvores ao Senhor , vocês que são os seus santos, e deem graças ao seu santo nome.”

“Davi sabia que quando ele estava triste, a unção profética não fluía. É como se Deus estivesse do outro lado e não pudesse vir até ele. Então ele orava e dizia aos levitas: cantem a noite toda”, comenta Engel.

O pastor ensina que “a missão dos levitas e dos cantores é atrair a presença de Deus, e nós podemos fazer isso com toda a nossa força e emoção.”

Festa da Alegria

Engel traz princípios da Simchat Torá, conhecida como a Festa da Alegria — uma festividade judaica que ocorre no oitavo dia após a Festa dos Tabernáculos, o Sucot.

“Nessa festa há muita alegria porque Deus desce sobre o seu povo com a revelação da Shekinah (presença de Deus) com alegria”, explica. “A cada dia Deus derrama uma nova dose de alegria. Se você freia a sua alegria ou deixa alguém interrompê-la, essa alegria fica represada.”

Engel lembra que o inferno usa pessoas e situações para tentar roubar a nossa alegria, e uma das principais ferramentas para isso é o medo. No entanto, ele exorta a manter a confiança em Deus: “Não aceite o medo. O medo é tão pequeno e faz um estrago tão grande. O medo te bloqueia.”

O segundo segredo de Engel para vencer a tristeza é encontrar propósito em Deus, através do serviço ao Reino.

“Davi cometeu um pecado e deveria ser executado a pedradas. Mas ele fez uma oração que tocou o coração de Deus”, disse o pastor, citando Salmos 30:8-9: “Por ti, Senhor, clamei; ao Senhor implorei. Que proveito obterás no meu sangue, quando baixo à cova? Será que o pó é capaz de te louvar? Poderá ele declarar a tua verdade?” 

Engel explica que Davi argumentou: Deus, que lucro a minha morte traria para o Teu Reino? “A oração que te tira da depressão é essa: a sua vida tem que servir algo para Deus. Você tem que fazer falta para a obra de Deus se você partir”, observa.

“Quer sair da cova e ser curado? Sirva a Deus! Você precisa fazer falta”, destaca o pastor. “Você pode se dedicar nem que seja para ligar o som da igreja.”

Por fim, Joel Engel declara que Deus quer tornar as palavras de Davi em uma realidade em nossas vidas: :Tornaste o meu pranto em dança alegre; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria, para que o meu espírito te cante louvores e não se cale.” (Salmos 30:11-12)

“O Senhor quer tirar suas vestes de luto e te abraçar com alegria. Ele quer que você troque a sua tristeza por danças de alegria”, finalizou.

Veja a pregação completa:

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições