Pastor cria presépios com material alternativo

Pastor cria presépios com material alternativo

Atualizado: Sexta-feira, 3 Dezembro de 2010 as 10:37

Utilizando materiais alternativos ou reciclados, o artista plástico Raimundo Soares de Andrade, mais uma vez, criou uma série de pequenos presépios e os reuniu em uma pequena exposição no saguão da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Rio Branco, Jardim Santa Marta. Ao todo, são 33 peças, incluindo as árvores de Natal.

Para a confecção dos presépios, Raimundo Soares se valeu de materiais diversos, a exemplo de lata de refrigerante, vidro, garrafa pet, sementes, pedra, madeira, caixeta, CDs, entre outros. Este é o terceiro ano da iniciativa e, dessa vez, ele contou com a ajuda das crianças do Programa AABB Comunidade na confecção das peças.

Entre as criações, o artista plástico montou mini presépios no fundo de latinhas. Em uma pequena pedra de rio foi talhada imagem que simboliza o Natal. Outro presépio surge de um pequeno tronco de árvore com massa de calafetar. Em garrafas de vidros surgem pinturas alusivas à data. Sementes, pedras e um pouco de criatividade formam outra criação. As árvores de Natal também são feitas de materiais alternativos, a exemplo de cabo de vassoura e garrafa pet.

O tema da exposição é “Jesus, alegria dos homens”, baseado no livro bíblico de Lucas (2-10). Segundo Raimundo Soares, o propósito da exposição é justamente mostrar que Natal é o nascimento de Jesus Cristo; não presentes, compras e Papai Noel. “O presépio é uma forma de representar, trazer, a memória de Jesus”, acrescenta. Além disso, a iniciativa mostra às pessoas que elas podem criar em casa, com materiais simples e reaproveitados, enfeites para o Natal.

Raimundo Soares também é professor, pastor e músico. A exposição começou nesta segunda-feira (29/11) e vai até o próximo dia 23 de dezembro. As peças produzidas estão sendo comercializadas.  

veja também