Pastor diz que o fenômeno ‘ex-vangélico’ pode ser um dos estágios para o fim dos tempos

David Jeremiah lembra que a Bíblia profetiza sobre a “deserção da Igreja” e a diminuição gradual do interesse pelas coisas do Senhor.

Fonte: Guiame, com informações de Christian HeadlinesAtualizado: quinta-feira, 1 de julho de 2021 às 13:06
Pastor e escritor David Jeremiah. (Foto: Reprodução/KGEB/Tulsa TV53)
Pastor e escritor David Jeremiah. (Foto: Reprodução/KGEB/Tulsa TV53)

O pastor e escritor David Jeremiah disse que o tempo que estamos vivendo, de muitos cristãos desistindo de sua fé, não é novidade na história da Igreja. “Mas esse fenômeno na atualidade pode ser um estágio inicial para uma grande onda de apostasia que marcará o início do fim dos tempos”, observou.

Jeremiah é pastor da Shadow Mountain Community Church, em El Cajon, Califórnia, EUA, onde pregou sobre o tema “ex-vangélicos”, no último domingo (27), em sua nova série de sermões — Para onde vamos depois daqui? Como as profecias de amanhã antecipam os problemas de hoje.

“De acordo com a Bíblia, o engano espiritual fará com que muitos se afastem de Cristo nos dias que antecedem o fim dos tempos”, ele enfatizou após citar 1 Timóteo 4.1-2.

“O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada”. 

Depois citou o autor e ex-pastor Joshua Harris [sem mencionar o nome abertamente], que em 2019 declarou que não se considera mais um cristão. “A história dele me corta o coração, mas não é a única, infelizmente”, lamentou.

Na sequência, o pastor lembrou de Demas [2 Timóteo 4.10], que abandonou Paulo porque amava o mundo. 

Deserção da Igreja

“Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e ao nosso reencontro com ele, rogamos a vocês que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado. Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição.” (2 Tessalonicenses 2.1-3)

Ao citar Tessalonicenses, ele mostra que a apostasia já é reconhecida nesta geração. “O que estamos experimentando é um estágio inicial para a chegada de grandes tribulações. A Bíblia profetiza que, antes da volta de Cristo, haverá a deserção da Igreja”, citou.

“Antes que Ele volte, haverá uma diminuição gradual do interesse nas coisas do Senhor”, continuou.

Arrebatamento

“O arrebatamento pode acontecer a qualquer momento, mas o que sabemos pela Bíblia é que, assim que a Igreja for arrebatada, haverá sete anos de inferno nesta terra, chamados de período de tribulação”, acredita o líder.

“Se o arrebatamento pode acontecer a qualquer momento, podemos estar bem perto disso. Não estou dizendo que isso vai acontecer, pois o Senhor ainda pode demorar muito para voltar, mas a Bíblia diz que devemos estar prontos o tempo todo”, continuou.

“Haverá incríveis forças demoníacas operando no mundo à medida que nos aproximamos da vinda de Cristo e haverá muitos enganos acontecendo. Quantos de nós já estão vendo esses enganos agora em nosso meio”, refletiu.

Jeremiah lembrou das programações cristãs na TV e disse que há muitos falsos mestres adulterando a palavra de Deus e desviando muitos da verdadeira fé. “Apostasia não é algo que acontece do nada, é uma escolha”, ponderou.

Ele finaliza listando três maneiras pelas quais os cristãos podem “certificar-se de que não estão entre os que caem”. 

Primeiro, examine a si mesmo: “Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!” (2 Coríntios 13.5)

Segundo, busque coragem e força através da fé. “Aprenda a cuidar de si mesmo através da palavra de Deus e seja edificado. É bom ter pessoas ajudando você, é maravilhoso estar em um pequeno grupo onde alguém o incentiva, mas isso nem sempre vai acontecer. Então é melhor você aprender a cuidar de si mesmo”, ressaltou.

Terceiro, exercite a sua fé. “Rejeite, porém, as fábulas profanas de velhas e exercite-se na piedade. O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura”. (1 Timóteo 4.7,8)

"Se você deseja permanecer confiante e forte em sua fé, é importante que continue crescendo nela. A fé estagnada é o playground do diabo”, concluiu.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições