Pastor ensina o princípio para relacionamentos fortes: “Ame com suas ações”

Joel Engel ensina que é preciso priorizar a felicidade do outro e fala sobre o conceito bíblico de amor.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: segunda-feira, 7 de agosto de 2023 às 15:03
(Foto: Pablo Heimplatz/Unsplash)
(Foto: Pablo Heimplatz/Unsplash)

O amor é uma palavra muito usada, mas pouco entendida. Em um culto na última terça (1), o pastor Joel Engel se aprofundou no conceito de amor, segundo a Bíblia.

O amor, que vem da palavra “ahavah” no hebraico, é entendido de forma diferente na cultura judaica, explica o pastor.

“A forma judaica de entender o amor é totalmente diferente da nossa. Quando você encontra alguém, você quer que ela te faça feliz — mas não há ninguém na terra capaz de te fazer feliz, só Deus”, disse.

“Quando você espera algo de alguém, você sempre terá decepção. Mas se você decidir amar, você sempre será amado. O amor é uma ação, ele brota instantaneamente do coração de Deus”, acrescentou o pastor.

Engel aponta que “a maior explosão que houve no universo foi a explosão do amor de Deus”, porque “Deus é amor”.

O pastor também indica que a palavra ahavah também é traduzida como servir. Essa é a essência do verdadeiro amor.

“Se você se casar com o objetivo de fazer o outro feliz, você será muito feliz. Mas se você espera que venha de fora para dentro, nunca vai dar certo”, explica.

“Decepção é quando você espera algo que não acontece. Mas quando você toma a iniciativa e decide que fará as pessoas felizes, você será feliz.”

O amor por Deus

Quando se trata de amor, um dos versículos bíblicos mais emblemáticos é Deuteronômio 6:5, que fala da forma como devemos amar a Deus:

“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças”.

Sendo assim, o pastor ensina que devemos amar a Deus com toda a força, emoção, posses e coração. No entanto, nem sempre esse tipo de amor é prestado a Deus por seu povo.

“Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”. (Mateus 15:8)

“O amor daquele povo era só de boca”, observa Engel. “Quando você só ouve ‘eu te amo’ da boca para fora, sem que esse amor seja expresso em ações, isso mostra que o coração está longe”.

E acrescentou: “Amor só é amor quando se dá. O amor de Deus não é só em palavras, mas em ação.”

Uma das pessoas que “tirou o fôlego de Jesus” com o seu amor foi Maria de Betânia, segundo Engel.

“Maria de Betânia honrou a Deus com o seu amor. Ela deu a Ele o melhor, o primeiro lugar, amando a Deus de todo o coração. Há uma bênção específica para quem honra a Deus desta forma”, afirma.

O amor de Deus

Uma das expressões do amor de Deus na terra é o casamento. Esse foi o plano de Deus desde a criação da Terra, quando criou o homem e depois a mulher como sua companheira.

“Eva estava dentro de Adão. Quando Deus tira Eva de dentro de Adão, a Bíblia diz que Adão ‘conheceu’ Eva. O que isso significa? Durante sua caminhada no casamento, marido e esposa vão conhecer coisas sobre um e o outro que não conheciam”, avalia o pastor.

Engel lembra que existem quatro níveis do amor: eros, o amor romântico; storge, o amor fraternal; philia, a amizade e ágape, o amor incondicional.

Dentro disso, ele explica: “Deus olha para nós pela forma como amamos, perdoamos e honramos. Deus trabalha em comunidade para fazer com que as pessoas se tornem cada vez mais à sua imagem e semelhança e tenham o mesmo amor que Ele tem por nós. Quanto mais liberdade você dá para Deus, mais você consegue amar e repartir”.

“Deus é amor e se manifesta amando. Deus é a única coisa que existe por si só. Nada existe sem Deus. E a única forma de as pessoas conhecerem a Deus é pelo amor”, completou.

Por fim, o pastor incentiva a amar a Deus não apenas com palavras, mas entregando a Ele tudo o que somos e temos.

“As pessoas são religiosas. Elas acham que por conhecer a Bíblia e ir à igreja, elas estão bem diante de Deus. Elas têm a aparência de piedade, mas negam a eficácia do amor. Quando vemos pessoas sofrendo perto de nós, ou reclamamos do que temos, negamos essa eficácia”, Engel afirma.

O pastor diz que é preciso amar a Deus em um nível mais profundo. “Muitos vão à igreja para buscar a benção e isso não passa de um amor ‘eros’ por Deus, porque esse amor termina logo depois que você recebe a benção”, compara.

“O amor às vezes nem é sentimento. Mas quando você decide amar alguém, você decide que irá fazer algo pela pessoa”, finaliza.

Veja a pregação completa:

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições